Sapiranga – Demonstrando espírito de solidariedade e empatia com o próximo, alunos da Escola Luterana São Mateus, de Sapiranga, apresentaram ao deputado federal Covatti Filho e ao deputado estadual Joel Wilhelm o projeto científico “Doar para Viver: Caminhos Legislativos para Ampliar a Doação de Órgãos no Brasil”.
Desenvolvida pelos alunos, com o apoio de uma professora, a iniciativa visa fomentar o debate e a criação de uma lei que institua a doação presumida de órgãos no país, modelo já adotado com sucesso em diversos lugares do mundo.
Durante o encontro, os alunos apresentaram dados alarmantes sobre a fila de espera por transplantes no Brasil e defenderam a importância de políticas públicas mais eficazes para salvar vidas. A proposta de doação presumida sugere que todo cidadão seja considerado doador de órgãos, salvo manifestação contrária em vida, o que pode ampliar significativamente o número de doadores.
Covatti Filho e Joel Wilhelm confirmaram apoio à iniciativa, parabenizando os estudantes pelo engajamento cívico e pelo compromisso com a saúde pública. Além disso, Covatti Filho se comprometeu a levar o projeto para discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília.


















































