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Quase 3 mil reclamações foram atendidas pelos Procons de Campo Bom e Sapiranga

Índice alto de resolução foi apresentado pelo órgão das duas cidades nos primeiros seis meses do ano

Redação por Redação
19/07/2019 - 14:50
em Dia a dia
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De janeiro até o final de junho deste ano, os Procons de Campo Bom e Sapiranga atenderam 2118 e 752 reclamações, respectivamente. De acordo com o coordenador do Procon de Campo Bom, João Orsi, a principal atribuição do órgão é realizar a mediação de situações conflituosas entre consumidor e fornecedor, além de garantir os direitos descritos no Código de Defesa do Consumidor.

Orsi explica ainda que as reclamações mais atendidas no Procon são sobre empréstimos pessoais e consignados, por conta de “juros abusivos”. Para evitar isso, Orsi sugere que o cliente tome cuidado com financeiras que oferecem muitas “facilidades” para contratação de credito, pois podem trazer consigo juros mais altos. Além disso, o coordenador solicita que o cliente leia os contratos antes de assinar, pois podem conter clausulas com seguros embutidos. Conforme dados das duas cidades, as empresas com maior número de reclamações são as de telefonia e TV por assinatura, principalmente por conta do atendimento e multas de fidelidade, em caso de cancelamento.

Atendendo a demanda

João Orsi avalia o aumento na demanda dos atendimentos. “Neste ano constatamos um aumento significativo no número de atendimentos, muito em decorrência do acréscimo dos servidores, e da agilidade do atendimento. Este ano será implantado o procedimento administrativo visando aplicação de multa aos fornecedores que infringirem os artigos do Código do Consumidor. No decorrer do ano o objetivo do PROCON é ampliar os trabalhos realizados, visando colaborar com a comunidade em campanhas preventivas de super endividamento, bem como levar mais acesso a informação acerca de seus direitos”, declara Orsi.

Em Sapiranga, o coordenador executivo do Procon, Adilson Mello (foto acima), também avalia o aumento no número de atendimentos. “Com a demanda, tivemos um aumento considerável nos atendimentos neste primeiro semestre. Somos referência para o consumidor em várias frentes, inclusive na busca de seus direitos”, destaca.

Índice alto de resolução

Sapiranga
Número de atendimentos: 752
Solucionados: 736
Encaminhados para processo: 16
Receberam orientações: 93

Campo Bom
Número de atendimentos: 2118
Solucionados: 89,5 % (1.895 +/-)
Encaminhados para processo: 2,03 % (42 +/-)
Receberam orientações: 6,93 % (146 +/-)

Atendimento dos Procons

Sapiranga
Horário: seg a sex, 12h30 às 18h30
Telefone de contato: (51) 3599-9546
Endereço: Av. João Corrêa, n: 808 (junto à Biblioteca Municipal/Câmara de Vereadores)
E-mail: procon@sapiranga.rs.gov.br

Campo Bom
Horário: seg a qui, das 13h30 às 18h. Sex das 7h30 às 13h30
Telefone de contato: (51)35979431; 35979442; 35974203
Endereço: Avenida dos Estados, n: 900

Texto: Taylor Abreu

Foto: PMS

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Tags: Campo Bom
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