Com a chegada no mês de novembro, as Secretarias Municipais da Saúde de Sapiranga e Parobé intensificam as ações de conscientização e promovem atividades voltadas para a saúde do homem, dentro da campanha Novembro Azul.
A rede de saúde em Sapiranga disponibiliza atendimentos de atenção à saúde masculina, como o teste de PSA (Antígeno Prostático Específico). Além disso, nos casos sintomáticos ou ao completar a idade recomendada é realizado o encaminhamento ao urologista, através do médico clínico-geral ou médico da família. No ano passado, foram registradas 2.595 consultas com médico urologista e 31 biópsias de próstata. Neste ano, até outubro, foram 2.269 consultas na especialidade e 26 biópsias. Para enfatizar ainda mais a importância do diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde realiza no dia 25 de novembro o Dia de Atenção à Saúde Masculina. A atividade acontece das 8h às 12h no Posto do Centro, com consulta com urologista e encaminhamento para exames, assim como a realização de testes rápidos.
Já em Parobé, durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde estarão com uma atenção especial para a saúde do homem. E no dia 25 de novembro, também das 8h às 12h, acontece o Sábado Azul, atividade que oferece consultas médicas e o encaminhamento para realização de exames preventivos de câncer de próstata, além da verificação da pressão arterial e dosagem da glicemia, testes rápidos e outros. De janeiro de 2022 até outubro de 2023 foram feitas 749 consultas com urologista, além disso, 1324 exames de PSA foram realizados no município em 2023 até o momento.
90% dos casos de câncer de próstata são curáveis
O movimento do Novembro Azul teve origem na Austrália há 20 anos. O objetivo é chamar atenção para a importância do diagnóstico preventivo do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens, sendo considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
É importante lembrar que é normal que todos os homens tenham PSA no sangue, desde que em níveis baixos.
O alerta das Secretarias de Saúde das duas cidades é para que cada vez mais os homens adotem o exame anual preventivo, para que possíveis casos possam ser tratados ainda no início da doença. Se descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.
Foco na prevenção
“Este é um mês para conscientização, pois as pesquisas mostram que os homens têm ainda um tabu a ser quebrado quando se fala em prevenção. Mas as nossas equipes atuam o ano inteiro com a disponibilidade do exame PSA. Um diagnóstico antecipado faz toda a diferença para o tratamento e esse é o papel da rede de saúde. Previna-se.”
Janete Hess, secretária de Saúde de Sapiranga
Estamos intensificando as ações de conscientização aos exames preventivos para os homens que já realizamos o ano todo durante o Novembro Azul. É de extrema importância os homens quebrarem barreiras do preconceito e comparecem em nossas unidades de saúde”.
Ana Elisa de Lima, secretária de Saúde de Parobé