Nova Hartz – A precaução é a melhor forma de zelar pela saúde comunitária. Com este princípio em mente, a Prefeitura de Nova Hartz, através da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de combate à dengue no sábado (15), nos bairros Centro e Rosas.
Durante a atividade, foram mais de 300 residências visitadas, além de três cargas de objetos e entulhos recolhidos, possíveis ambientes de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito causador da doença. A escolha das localidades, conforme o secretário municipal Adrião Morais, se deu pela incidência de óvulos do mosquito nestes endereços, identificados a partir de armadilhas espalhadas pela cidade.
Foram cerca de 25 voluntários e integrantes do Poder Público envolvidos na iniciativa do final de semana, averiguando diversos espaços que pudessem apresentar acúmulos de água. “A orientação que temos é: se cada um fizer a sua parte na limpeza do pátio, tenho certeza que vamos vencer mais essa”, detalha o secretário Adrião. Até o fechamento desta reportagem (quarta-feira, 19), Nova Hartz não havia registrado nenhum caso da doença.
Cuidados vitalícios
A visita aos domicílios inclui trabalhos de limpeza, orientação aos moradores e eliminação dos recipientes que estão acumulando água. Há, também, o reforço da importância da comunidade colaborar com a causa, uma vez que a “cartilha” de cuidados deve ser seguida diariamente, mantendo o município livre da dengue, cenário vivido até o momento em 2025.
“Situação administrável”, mas alerta segue ligado
“A situação hoje está administrável, porque não temos nenhuma pessoa contaminada com dengue. Mas, sim, tem bastante óvulo de mosquito, tem que eliminar os criadouros para que essa quantidade de óvulos venha a diminuir. Enquanto não tivermos nenhuma pessoa contaminada, ficamos um pouco mais tranquilos. No momento que tiver uma pessoa contaminada, pode se tornar um surto”, menciona o secretário de Saúde, Adrião Morais.
Em caso de febre, dores atrás dos olhos e outros sintomas, o alerta: “procure um médico de sua unidade. Temos o Posto 24h, mais quatro unidades em nosso município que as pessoas podem e devem procurar um médico”, reforça Adrião.
Por Bruno Morais






















































