Cuidado com a saúde dos sapiranguenses é preocupação constante da Prefeitura

O cuidado e o zelo pela saúde dos sapiranguenses sempre foi uma das principais preocupações da equipe liderada pela prefeita Carina Nath, desde que iniciou sua gestão em janeiro de 2021 a frente da Prefeitura de Sapiranga.

Ao longo deste período, diferentes estratégias e investimentos foram idealizados para aumentar a cobertura e o atendimento na área de saúde, assim como a adoção de estratégias que permitam que a comunidade da cidade seja acolhida e tenha um atendimento de excelência.

Central de Transportes é opção para deslocamentos a outras cidades

A Secretaria Municipal de Saúde vem melhorando e adaptando de forma significativa a Central de Transportes. O serviço garante ao paciente a locomoção sem custos para atendimento de consulta, ou até mesmo exames, em cidades como Porto Alegre, além de outros municípios vizinhos. A Prefeitura ainda oferece o deslocamento para pacientes que necessitam realizar procedimentos de oftalmologia na cidade de Portão, e em Campo Bom, onde são levadas as pessoas que fazem hemodiálise.

Automóveis confortáveis, ônibus e van adaptada integram a frota da Central de Transportes, veículos que garantem acessibilidade e qualidade no deslocamento dos pacientes. Em casos especiais, por limitações físicas ou mesmo de locomoção (acamados ou cadeirantes), é disponibilizado transporte a domicílio aos pacientes.
Somente no primeiro semestre de 2023, foram mais de 10 mil pacientes transportados, sendo que, somente em março, esse número se aproximou dos dois mil pacientes transportados.

A Central de Transportes fica na Avenida 20 de Setembro, 3108, no Centro. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e os telefones para contato são (51) 99599-9626 e (51) 99886-5803.

Mais de 40 mil atendimentos por demanda espontânea

O incentivo à capacitação dos profissionais e os investimentos constantes em melhorias dos espaços, bem como a oferta de novas especialidades permitem que um número elevado de pacientes sejam atendidos nas unidades de saúde de Sapiranga.

No primeiro semestre de 2023, somente as consultas por demanda espontânea, ou seja, aquelas realizadas após às 17h30, também conhecido como horário do trabalhador, 40.727 pacientes procuram atendimento e consultaram com os profissionais nas unidades de saúde.

Na soma de total do primeiro semestre, o número chega a 133.355 mil pacientes atendidos nas diferentes especialidades.

Faltantes ainda preocupam profissionais

Apesar de todos os esforços para garantir uma saúde de qualidade à população, as faltas aos procedimentos e consultas agendadas ainda são motivos de preocupação na Secretaria Municipal de Saúde. Os não comparecimentos nas datas agendadas prejudica todo o sistema, uma vez que pacientes que aguardam na fila, deixam de ser atendidos pelos demais que não comunicam a ausência.

Os dados contabilizados dos seis primeiros meses de 2023 somam um total de 17.398 faltas em todas as especialidades. Somente as consultas com clínico geral e médico da família totalizam 6.464 faltas, o que representa 37% em relação à soma geral.

Em virtude desses dados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do paciente comunicar a ausência junto à unidade de saúde, para que a agenda dos profissionais possa ser atualizada e novos pacientes terem o benefício do atendimento.

“Qualidade de vida”, comenta prefeita Carina Nath

“Os investimentos na Saúde visam a qualidade de vida de cada sapiranguense que necessita de atendimento. A nossa gestão acredita na importância do acolhimento e as melhorias vão desde a contratação de mais médicos, ampliação de horários nas unidades de saúde, até reformas estruturantes. Visando maior conforto aos pacientes, recentemente ampliamos a Unidade de Saúde Especializada (USE), remodelando seu Centro de Terapia. Além disso, foi feita a reforma da ESF João Goulart, com importantes mudanças em sua infraestrutura. Destinamos R$ 370 mil mensais ao Hospital Sapiranga para a cobertura de exames e cirurgias eletivas. São ações diárias que mantém a qualidade dos serviços de Saúde prestados na nossa cidade”, explicita a prefeita Carina Nath.