O cuidado e o zelo pela saúde dos sapiranguenses sempre foi uma das principais preocupações da equipe liderada pela prefeita Carina Nath, desde que iniciou sua gestão em janeiro de 2021 a frente da Prefeitura de Sapiranga.
Ao longo deste período, diferentes estratégias e investimentos foram idealizados para aumentar a cobertura e o atendimento na área de saúde, assim como a adoção de estratégias que permitam que a comunidade da cidade seja acolhida e tenha um atendimento de excelência.
Central de Transportes é opção para deslocamentos a outras cidades
Automóveis confortáveis, ônibus e van adaptada integram a frota da Central de Transportes, veículos que garantem acessibilidade e qualidade no deslocamento dos pacientes. Em casos especiais, por limitações físicas ou mesmo de locomoção (acamados ou cadeirantes), é disponibilizado transporte a domicílio aos pacientes.
Somente no primeiro semestre de 2023, foram mais de 10 mil pacientes transportados, sendo que, somente em março, esse número se aproximou dos dois mil pacientes transportados.
A Central de Transportes fica na Avenida 20 de Setembro, 3108, no Centro. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e os telefones para contato são (51) 99599-9626 e (51) 99886-5803.
Mais de 40 mil atendimentos por demanda espontânea
O incentivo à capacitação dos profissionais e os investimentos constantes em melhorias dos espaços, bem como a oferta de novas especialidades permitem que um número elevado de pacientes sejam atendidos nas unidades de saúde de Sapiranga.
No primeiro semestre de 2023, somente as consultas por demanda espontânea, ou seja, aquelas realizadas após às 17h30, também conhecido como horário do trabalhador, 40.727 pacientes procuram atendimento e consultaram com os profissionais nas unidades de saúde.
Na soma de total do primeiro semestre, o número chega a 133.355 mil pacientes atendidos nas diferentes especialidades.
Faltantes ainda preocupam profissionais
Os dados contabilizados dos seis primeiros meses de 2023 somam um total de 17.398 faltas em todas as especialidades. Somente as consultas com clínico geral e médico da família totalizam 6.464 faltas, o que representa 37% em relação à soma geral.
Em virtude desses dados, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do paciente comunicar a ausência junto à unidade de saúde, para que a agenda dos profissionais possa ser atualizada e novos pacientes terem o benefício do atendimento.
“Qualidade de vida”, comenta prefeita Carina Nath