Controle de Infecção no ambiente hospitalar

O controle das bactérias assume um papel fundamental na preservação da saúde dos pacientes. No Hospital Sapiranga, essa prática é uma prioridade, com medidas rigorosas de higienização e esterilização.

Um dos principais focos desse controle é a higienização das mãos, um procedimento simples, mas o mais importante. Tanto água e sabão quanto álcool em gel sempre estão disponíveis em todas as áreas do hospital.

A Técnica de Enfermagem Marciana Mewius, que trabalha há quase 20 anos na Casa de Saúde, destacou em entrevista ao Grupo Repercussão a importância dos cuidados que são tomados diariamente dentro Hospital Sapiranga, para que não haja casos de infecção.

Como nos casos que envolvem o bloco cirúrgico a higienização é ainda mais cuidadosa, envolvendo uma escovação com produtos específicos além da limpeza do ambiente, quartos e camas.

Esterilização de materiais

Os materiais utilizados em procedimentos cirúrgicos passam por um processo de esterilização, sendo embalados adequadamente e utilizados somente durante as cirurgias. Esse controle de infecção é uma responsabilidade compartilhada por todas as equipes do hospital, que trabalham garantindo o funcionamento das medidas.

O papel crucial do controle de infecção hospitalar: protegendo a saúde dos pacientes

A enfermeira Camila Nied comentou sobre o cuidado que é tomado por toda equipe do Hospital Sapiranga.
“O controle de infecção hospitalar tem papel importante e transversal na instituição, atuando desde as orientações para lavagem de mãos dos profissionais, controle do uso de antibióticos para prevenir a resistência bacteriana, até auditorias de obras e infraestrutura. A missão deste setor é zelar pela segurança dos pacientes através da prevenção de infecções hospitalares, que muitas vezes podem ser evitadas”, destaca a enfermeira.

“O time do controle de infecção atua lado a lado com todos os profissionais do hospital, desde equipe médica até equipe de manutenção, com foco na qualidade do serviço. Com certeza é um setor fundamental para o dia a dia hospitalar”, finaliza Camila.

Através da declaração da enfermeira Camila, fica claro que o controle de infecção hospitalar desempenha um papel crucial e abrangente na instituição de saúde, onde todos os cuidados são tomados com responsabilidade e atenção.

Por Kainã Bohn