Nova Hartz – Uma iniciativa que valoriza a educação e seus atores está prestes a ganhar um novo capítulo em Nova Hartz. O prêmio “Inspiração na Educação”, criado há quatro anos pela Câmara de Vereadores, inicia a recepção e seleção de projetos educacionais, uma nova oportunidade para reconhecer a dedicação dos professores da rede pública.
A iniciativa do Legislativo foi oficializa em 2021 a partir de um Projeto de Lei. A medida, destinada a integrantes do corpo docente de “instituições públicas de ensino estaduais e municipais” de Nova Hartz, avalia projetos enviados entre os dias 5 e 31 de maio, mediante inscrições presenciais na Câmara de Vereadores.
Em junho, uma banca avaliadora será formada pela Mesa Diretora da Câmara. Este grupo de avaliadores é formado por um voluntário dos setores: Legislativo, Conselho de Educação, Secretaria de Educação, Associação Cultural e Lions Club.
Um dos tópicos analisados é o impacto do conteúdo apresentado, se este gera alguma mudança no âmbito em que se aplica ou soluciona problemas. A contextualização é outro fator observado, sob a ótica social, histórica, econômica e outras, bem como a utilização de recursos, outro elemento importante dos trabalhos, principalmente pelo incentivo à criatividade no desenvolvimentos dos projetos. A qualidade final é mais um aspecto conferido, pela clareza e descrição apresentadas. Ainda, os conceitos engajamento, interdisciplinaridade e inclusão também credenciam os premiados.
Critérios, datas e a premiação
Os critérios adotados possuem peso diferente e, em caso de empate, ocorre a seleção do projeto com a maior pontuação no fator mais relevante: impacto. Os escolhidos serão revelados em outubro, na mesma sessão em que ocorre a solenidade do “Aluno Nota Dez”, outro ato municipal de valorização à educação.
Através do prêmio, são reconhecidos: um professor de educação infantil; um de ensino fundamental; e, um de ensino médio, docentes nas instituições de ensino estaduais ou municipais de Nova Hartz. Cada educador selecionado recebe uma placa, entregue pelos vereadores da Casa. “Estamos pensando em, futuramente, melhorar, inclusive, a premiação. Hoje, eles recebem uma placa, quem sabe temos a possibilidade melhor, maior, haja visto que é um projeto que ainda é novo, uma premiação nova”, revela Vagner Surkampf, atual presidente da Câmara de Vereadores.
Incentivo ao setor na cidade
Para conscientizar a comunidade escolar, mais uma vez, sobre a iniciativa, a Câmara de Vereadores realizou uma incursão pelo município. “A presidência da Câmara fez um trabalho de visitação em todas as escolas levando um ofício, convidando os professores para participarem. Lembrando que essa premiação é para projetos que já existem, então, não precisa desenvolver um projeto novo”, conta Vagner.
Como forma de apoio à educação, o município também realiza a Femic. Englobando alunos da educação infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), a Feira Municipal de Iniciação Científica coloca os alunos em evidência através de diversas produções construídas ao longo do ano, incluindo diversos segmentos da sociedade e propostas de pesquisa.
“Acho que a feira é muito importante e, com isso, esse reconhecimento (prêmio Inspiração na Educação), a Câmara também (quer) premiar aqueles profissionais que dedicam tempo para estudar, trabalhar, desenvolver projetos científicos que venham contribuir para o melhor desenvolvimento da nossa educação”, ressalta Vagner Surkampf.
Desenvolvimento de crianças e adolescentes
Vagner Surkampf, presidente da Câmara. “Acho que é importante o reconhecimento porque o professor vai se dedicar ainda mais. Quanto mais o professor se dedicar, mais envolvimento também terá dos alunos; isso vai contribuir para que haja ainda mais o desenvolvimento de conhecimento e de habilidades por parte dos alunos que estão envolvidos nos projetos”.
Veronice Zandoná, secretária de Educação. “O prêmio representa uma importante forma de reconhecimento e valorização do trabalho docente. No entanto, temos observado certa hesitação por parte dos profissionais em aderir à iniciativa, possivelmente pela percepção de que os incentivos oferecidos ainda poderiam ser ampliados, como ocorre em experiências semelhantes em outros municípios”.
Por Bruno Morais


















































