Nova Hartz – Aos poucos, a realidade de mais de 200 famílias tem se transformado em Nova Hartz. A localidade de Canto Kirsch, mais precisamente os moradores e usuários da rua Independência, acompanham o processo de qualificação da via, iniciado há poucos dias.
O que antes era chão batido, agora, passará a ser uma via de PAVS, popularmente conhecida como a pavimentação de blocos intertravados. Será mais de 1km qualificado e, para tanto, a Prefeitura de Nova Hartz investe quase R$ 1,3 milhão, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), um programa da Caixa Econômica Federal destinado a municípios e estados para processos de contratação e prestação de contas de maneira ágil e simplificada.
A obra está em sua fase inicial, com a presença de máquinas sendo notadas ao longo da via desde o início desse mês. São esperados de 3 a 4 meses para o fim das atividades, ou seja, a qualificação da rua Independência deve ser concluída ainda neste ano.
Etapas da qualificação
A parte topográfica das obras já foi superada. Agora, são executados os serviços de limpeza e escavação de bordo, sendo este segundo ponto uma espécie de alargamento da rua para melhor mobilidade de veículos e pedestres. Depois desta etapa, ocorre o serviço de drenagem pluvial. Outro detalhe é a execução da rede de abastecimento de água no local, uma das etapas previstas.
A qualificação viária é coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento. Além desta ação, a pasta está fazendo a obra de ampliação na Emef José Schmidt e a construção de uma pista de caminhada no entorno de um campo de futebol, no bairro Campo Vicente.
Expectativa para as obras e importância das melhorias
William da Silva, secretário de Planejamento. “Na última semana, os moradores puderam se deparar com a presença de máquinas na rua, algo tão esperado e que, agora, conseguimos executar. Acreditamos, se as condições climáticas permitirem, que nos próximos quatro meses estamos com a obra concluída”.
Kauhane de Souza, moradora. “A rua está bem precária. Muitas vezes, temos que chamar a prefeitura para arrumar os buracos, o esgoto e tudo mais. Em dias de chuva, também, atrapalha as crianças da escola, os ônibus, os carros. Não tem muito espaço na rua, então, acho que vai ser bem bacana”
Por Bruno Morais
























































