Aluna de Campo Bom conquista ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Campo Bom – Sob reconhecimento nacional. Assim está Isabeli Dias Reinke, campo-bonense de 15 anos que alcançou o ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O feito foi atingido enquanto era estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Borges de Medeiros, em 2023.

 

Aluna dedicada aos estudos e de destaque, como a mãe Daiane Dias conta, Isabeli soube da prova através de Giane Dreyer, professora de Ciências, e decidiu participar deste momento disputado em todo o país. Antes, ela havia conquistado o 2º lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, o que possibilitou a participação na ONC.

Então, Isabeli estudou alguns conceitos trabalhados em aula e outros temas que deveriam cair na prova, voltadas a área de Biologia, Química e Física. A prova foi realizada no formato on-line, através de um celular. Foram 10 questões e quase duas horas de empenho, que viriam a mostrar resultado: a única aluna da cidade a conquistar o ouro.

O patamar alcançado foi visto primeiro em casa. Na escola, o anúncio feito na sala de aula foi marcado por emoção. “Fico feliz porque ela (professora) estava muito animada e aí todo mundo bateu palma. Fiquei bem feliz, mas ao mesmo tempo um pouco envergonhada. Foi muito legal”, diz a jovem.

Para além dos estudos, Isabeli sempre é destaque. Recentemente, ela foi escolhida pelo Rotary Club de Campo Bom como “Melhor Companheira Escolar”, reconhecimento prestado à estudantes queridos na cidade.

Mais medalhas e o futuro da jovem

Além de Isabeli, o município obteve quatro menções honrosas concedidas à alunos da Emef Rui Barbosa pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências. Também foram concedidas à Campo Bom outras três medalhas: duas de prata, com alunos da Emef Rui Barbosa, e uma de bronze, para a Emef 25 de Julho, obtidas através da participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBC).

Fiz por fazer, não estava esperando nada (de medalha). Fui confiante, que iria ganhar alguma coisa, mas não com intuito de ter a medalha, mas, sim, de participar e ter essa experiência”, conta a campo-bonense, ex-aluna da Emei Amiguinho, da Emef Dona Augusta e da Emef Borges de Medeiros, as duas últimas onde concluiu o ensino fundamental. Em 2024, Isabeli cursará o ensino médio no Colégio Santa Teresinha, após receber uma bolsa de estudos. A jovem ainda não sabe o que cursará no ensino superior e qual profissão irá seguir, mas acredita que seu caminho deverá ser vinculado com informática.

Orgulho da diretora

A diretora da Emef Borges de Medeiros, Morgana Rodrigues da Silva, cita o sentimento em ver a ex-aluna sendo premiada. “É um orgulho para escola ter uma aluna medalhista de ouro em uma Olimpíada Nacional. Comprova o trabalho de qualidade realizado, em equipe, pela Secretaria de Educação, equipe diretiva, professores, alunos e famílias. Parabéns, em especial, a Isabeli, mas, também, a todos os alunos que participaram de diferentes avaliações internas e externas”.