Sapiranga – A Italiany inicia uma nova fase de expansão e modernização de sua fábrica em Sapiranga. A empresa, consolidada no Rio Grande do Sul, investiu recentemente em cinco novas linhas de produção, incluindo uma linha automatizada de pizzas e quatro novas linhas de massa de pastel, além de toda a infraestrutura de equipamentos complementares, como embaladoras e outros maquinários necessários para ampliar a produção.
Com isso, a produção de pastéis passará de 600–650 para cerca de 1.000 toneladas mensais, a de salgadinhos de 30–35 para mais de 80 toneladas; e a de pizzas poderá quadruplicar.
Os equipamentos, de origem nacional, tiveram entrega programada ao longo do ano. “Compramos no início do ano, e, em março, fechamos o negócio. Já chegaram três máquinas e faltam duas”, explica o diretor da empresa, Paulo Taschetto. Duas linhas são novas, e as demais substituem equipamentos antigos por modelos mais modernos.
A empresa também adquiriu três novos caminhões, reforçando a logística de distribuição. “É um investimento que faz parte desse crescimento. Estamos ampliando a capacidade produtiva e continuamos acreditando no mercado e na expansão orgânica da empresa”, destaca Taschetto.
A automação exigiu treinamento especializado. “Sem o colaborador nada acontece. É gratificante ver a evolução do nosso pessoal”, completa o diretor. A Italiany conta hoje com cerca de 240 colaboradores.
Capacidade produtiva
Segundo Taschetto, a iniciativa reflete o maior investimento em capacidade produtiva já realizado pela companhia. “No total, são cinco linhas de produtos. Estamos substituindo uma linha de pizza, que era mais manual, por uma linha automatizada. Essa máquina já está aqui, e com as linhas de massa de pastel vamos ampliar nossa capacidade de produção”, afirma Taschetto.
Treinamentos e controles
Para garantir que a modernização não comprometa a qualidade, a Italiany mantém rigorosos processos de controle, incluindo capacitação constante dos colaboradores, verificação diária de matéria-prima e respeito à cadeia do frio para produtos refrigerados. “Os processos são muito claros. Sem qualidade, o produto não vende. Temos controle rigoroso de EPIs, com treinamentos internos constantes, e todo o processo de higiene e segurança é seguido à risca”, comenta Taschetto.
A Italiany também mira expansão de mercado para além do Rio Grande do Sul, atendendo Santa Catarina e Paraná, com planos de ampliar ainda mais a presença nesses estados. Segundo Taschetto, a expectativa é que até o final de novembro chegue a última linha que ainda falta e a de salgadinhos esteja operacional até meados de dezembro. “Se tudo der certo, vamos virar o ano com todas essas máquinas já em funcionamento”, finaliza.
Foto: Gabriel de Vargas


















































