Rústica de aniversário; DNA da cidade e cronograma da prova

Campo Bom – Para comemorar o aniversário do município, nada melhor do que realizar uma atividade que represente uma das marcas de Campo Bom, que é o incentivo ao esporte. Para isso, a Rústica de Aniversário está marcada para o dia 29, dois dias antes da comemoração dos 64 anos.

 

A corrida prevê um percurso de 5 km aos adultos, em categorias divididas de 4 em 4 anos (Ex: 16 a 19, 20 a 24). Além disso, haverá a participação de crianças na corrida. Para o grupo dos pequenos, o trajeto terá entre 100 e 400 metros.

As inscrições para a rústica foram encerradas no dia 15. A largada para os adultos está prevista para às 8h15, partindo do Ginásio Municipal, na Av. Adriano Dias, número 720. Para as crianças, o horário é mais cedo, saída às 7h45, no mesmo ponto.

Para acompanhar a rústica, os participantes não precisam apresentar requisitos básicos. Gian Rheinheimer e Nara Faccini, campo-bonenses apaixonados pelo esporte, dão algumas dicas e contam suas histórias no esporte.

Gian e Nara: dicas e história no esporte

Gian Rheinheimer pratica corridas desde 2012 e começou de forma amadora. Mas, como ele mesmo conta, o esporte foi se tornando cada vez mais interessante. “Comecei nas corridas apenas para conhecer um pouco mais sobre esse esporte, e não saí mais, são 11 anos participando de provas”.

Em relação a rústica de aniversário do município, Gian conta já ter participado inúmeras vezes, e que é muito especial participar de experiências como essa rodeado de outros atletas profissionais ou mesmo amadores.

Para participar deste formato de evento, Gian indica que o importante é sempre optar por uma alimentação saudável, intercalar corridas leves e caminhadas, aumentando o ritmo gradativamente. Ele finaliza ressaltando que caminhadas e corridas são para todos.

Projeto Sexto Sentido

Nara Faccini é professora no município e corre há 6 anos. Curiosamente, sua primeira participação no esporte foi em uma rústica da cidade, onde se apaixonou pelo esporte. “Esse ano estou bem triste, pois não poderei participar da rústica. Tenho a TTT um dia antes”, ela cita, fazendo referência a um evento de corrida realizado no estado na região do litoral.

Nara é integrante do Projeto Sexto Sentido, onde pratica o esporte ao lado de deficientes visuais. “Fazer parte desse projeto é algo muito grandioso, um aprendizado incrível. Os DV’s são grandes exemplos de coragem e determinação”, descreve.

Apesar de que não poderá compor os atletas da rústica neste ano, ela faz questão de enfatizar que cada prova exige um preparo específico, mas que o importante é superar os próprios limites.

Pontos positivos obtidos nas corridas

O incentivo para a prática de esportes vai além do êxito, com o recebimento de medalhas, troféus ou demais premiações. Exercícios, como as caminhadas, corridas e até mesmo as maratonas, garantem o bem-estar do corpo e podem evitar inúmeros problemas de saúde, como osteoporose e alto colesterol.

A prática destes exercícios ao ar livre proporciona muitos ganhos. Pelo simples fato de ser em um ambiente aberto, pode trazer relaxamento e aliviar sentimentos de ansiedade ou estresse. Além disso, tem impacto positivo durante a noite, pois pode melhorar as noites de sono. Citando, também, outras vantagens, as corridas melhoram a saúde cardiovascular, funcionam como treinos de perna, fortalecem as articulações e muito mais.