Esporte Posts em destaque

Projeto Futuro do 15 de Novembro aguarda liberações



  •   
  •  

Campo Bom – O Projeto Futuro é um sonho antigo do Clube 15 de Novembro. Um sonho que já dura 63 anos, desde que, em 1955, um grupo de empresários comprou uma área de terras entre a Avenida Presidente Kennedy e a Avenida dos Estados. A área foi adquirida mirando a construção de uma sede única para o Clube.

O projeto começou a sair do papel em 2017, mas por enquanto não há previsão de quando a obra começará a ser executada. O Clube ainda aguarda a aprovação da licença ambiental do município. O pedido foi solicitado no final do ano passado, devido ao novo projeto de zoneamento.

Conforme o 2º secretário da diretoria do Clube e coordenador do Projeto Futuro, Jairo Miguel Korndoerfer, o projeto arquitetônico ainda não foi realizado devido à necessidade da licença ambiental e de ajustes finais que não impede obras.

Outro processo que também tem travado a execução do projeto é o desmembramento de parte do terreno que estava junto ao parcão. ”De todo o Parcão de Campo Bom, parte pertence ao clube, então houve um desmembramento de áreas que está se fazendo, em paralelo, a licença ambiental, a divisão daqueles terrenos. Pois era um grande terreno e hoje são dois”, esclareceu Jairo.

Como o projeto será executado pelo 15

Locais onde hoje estão os departamentos de tênis e as piscinas serão vendidos por permuta, que consistirá em um contrato onde, a empreiteira que ficar com a área do departamento deverá, em contrapartida, ofertar na sede única a mesma estrutura. Essa estrutura contará com o mesmo espaço que se tem hoje nestes locais (com as quadras de tênis e as piscinas).

A área onde hoje está os setores de bolão, tiro e futebol que ficam no centro da cidade, o Clube manterá como seu patrimônio. O prédio, construído em 1917, tem mais de 100 anos, e já faz parte da história da cidade, além de estar localizado em uma área nobre de Campo Bom. Por isso, o clube decidiu manter o espaço.


Por enquanto, a direção não pode afirmar como será financiada toda a obra. Jairo, entretanto, comentou que já se tem um valor em reserva e, o restante, o clube vai buscar adquirir por meio das permutas. “Por enquanto não está definido totalmente, existe um recurso que nós (Clube) temos guardado que é pela venda da área do Parcão, essa é uma das fontes, e a outra, é a permuta necessariamente”, comentou.

História da fundação do clube e suas atividades

O 15, como é chamado carinhosamente pelos campo-bonenses, foi fundado em 3 de novembro de 1917. A entidade social, cultural e esportiva, na oportunidade foi denominada Sociedade Concórdia, que é a fusão de outras três sociedades existentes na época: Sociedade de Canto, Sociedade Alemã de Atiradores (Deutscher Schüetzen Verein) e o Esporte Clube 15 de Novembro.

Desde 2008, o Clube não tem mais time profissional, apenas equipes de base, como a equipe Sub-16 que venceu, em janeiro, a Copa Pequeno Gigante. Hoje, o clube tem 150 jovens participando das escolinhas de base.

O estádio Sady Schmidt, que tem capacidade para três mil pessoas, atualmente está disponível para aluguel e também para os treinos dos times da base. As demais atividades do clube estão temporariamente suspensas.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse