Sapiranga – Aos 9 anos de idade, o pequeno Lorenzo Piltz, morador de Sapiranga, irá participar da sua primeira competição oficial, o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. A disputa acontece no Kartódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, de 19 a 21 de junho.
A trajetória de Lorenzo na modalidade começou aos 8 anos, tendo como inspiração os pais, que participam de provas de kart de aluguel. O menino acompanhava os treinos no Velopark e, pouco tempo depois, passou a pilotar karts infantis de locação. “Meu pai anda de kart e minha mãe também se animou a começar, daí eu comecei a andar também”, conta o garoto. O que era um passatempo em família virou uma verdadeira paixão e, agora, uma aposta no esporte.
Lorenzo irá competir na categoria Cadete, enfrentando alguns dos talentos do kart profissional. Iniciando nas competições, demonstra sentimentos de realização e alegria. Ele entra na disputa com os pés no chão, mas sonhando alto. “Um dia quero subir de categoria e disputar uma corrida grande, tipo Fórmula 1”.
A programação do evento prevê treinos, baterias classificatórias e a realização da pré-final e grande final. A competição será disputada em quatro baterias no total. A ordem de largada da final será definida na pré-final.
PREPARAÇÕES
A rotina do jovem piloto é intensa. Os treinos físicos acontecem em uma academia de crossfit da família, em Sapiranga, onde ele trabalha força e resistência. Já os treinos de pista ocorrem, em média, dois sábados por mês, no Velopark, em Nova Santa Rita. Por se tratar de um esporte de alto custo e logística complexa, os treinos presenciais são otimizados com o uso de um simulador instalado em casa, que replica o traçado da pista e as condições do kart profissional que ele utilizará na competição.
Além da parte física e técnica, Lorenzo também começa a desenvolver noções estratégicas de corrida. “Já aprendi a calibrar os pneus, conversar com os mecânicos e entender o traçado para me defender durante as provas”, explica o garoto.
Desafios e futuro no kart
O Sul-Brasileiro é uma das poucas competições do calendário de kart profissional no estado. Com o alto custo das disputas – que envolvem transporte, manutenção, inscrição e estrutura – a participação só foi possível graças a patrocinadores locais e ao esforço da família. “O kartismo é um esporte de alto custo, e essa conquista é resultado de muito esforço e apoio”, explica Vinicius Piltz, pai de Lorenzo. Além do apoio financeiro, a família oferece suporte emocional ao jovem piloto. “Ver ele na pista, com tamanha dedicação, é emocionante. Eles andam com uma seriedade que lembra os profissionais. É motivo de orgulho para todos nós”, afirma o pai.


















































