Região – Os CTGs de Nova Hartz e Sapiranga representaram muito bem o tradicionalismo gaúcho e conquistaram um importante título para os centros tradicionalistas Pedro Serrano, de Sapiranga, e o Querência de Nova Hartz. Organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a fase regional da 50ª Ciranda Cultural de Prendas e 32º Entrevero Cultural de Peões é um significativo concurso cultural e um dos mais importantes do Estado.
Entre as participantes que demonstraram grande desenvoltura e conhecimento da cultura gaúcha foi a sapiranguense, Micheline Fetter da Silva, 27 anos. “Vai ser um ano representando a 30ªRegião Tradicionalista em vários eventos e organizando encontros culturais”, projeta a jovem. O patrão do CTG Querência de Nova Hartz valorizou o empenho de todos. “Ter a oportunidade de representar a 30° Região Tradicionalista na condição de Peão ou Prenda é um reconhecimento e também uma grande responsabilidade”, analisa.
Nesta fase regional, todas as entidades podem enviar representantes nas categorias mirim, juvenil e adulta, tanto na modalidade Prenda, quanto Peão, no qual após realizarem provas artísticas, campeiras, mostra folclórica, e escrita, oral e escrita, e ainda apresentarem relatório de atividades, classificam-se em 1º, 2º e 3º lugar em suas categorias.
O patrão do CTG Querência da Tradição, de Nova Hartz, Luis Henrique Fröelich, contextualiza que o Ciranda de Prendas e o Entrevero de Peões é um momento de renovação e do início de um novo ciclo. “O evento é fundamental para para elegermos nos representantes para o tradicionalismo. Para conquistar essa condecoração é necessário muita dedicação, estudos e superação. Pelo quarto ano consecutivo, o CTG Querência conta com representantes na gestão regional, o que comprova a seriedade e a dedicação dos concorrentes, pais e departamento cultural da entidade. A família Querenciana está de parabéns por mais estas conquistas e que o trabalho continue rendendo frutos”, cita.
Destaques do evento cultural
1ª Prenda Adulta
Micheline Fetter da Silva – CTG Pedro Serrano – Sapiranga
Peão Farroupilha
Alexandre Pedro Dri – CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz
1ª Prenda Juvenil
Anna Paula Arnold – CTG Amigos da Tradição – Santa Maria do Herval
2ª Prenda Juvenil
Thuane Vagner – CTG Capivarense – Lindolfo Collor
3ª Prenda Juvenil
Mariana da Silva Nogueira – CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz
Guri Farroupilha
Gabriel Henrique Fröhlich – CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz
1ª Prenda Mirim
Ana Luiza Oliveira Netto – Soc. Gaucha Lomba Grande – Novo Hamburgo
2ª Prenda Mirim
Joana Cristina Schavetock Kauer – CTG Querência de Nova Hartz – Nova Hartz
3ª Prenda Mirim
Ághata Rafely Schmitz – CTG Amigos da Tradição – Santa Maria do Herval
Piá Farroupilha
Cleofas Fernando Paulus – ACTG Portal da Serra – Dois Irmãos
Prenda eleita é do CTG Pedro Serrano
O encontro tradicionalista englobou mostra folclórica, prova campeira, prova oral e artística. Em um segundo encontro (em 29 de junho), foi organizado prova escrita sobre história e geografia do Rio Grande do Sul, tradição, tradicionalismo e folclore, algumas categorias realizaram redação junto. Pela noite foi entregue o resultado e de comemoração.
Eleita a 1ª prenda adulta, Micheline Fetter da Silva, do CTG Pedro Serrano, de Sapiranga, demonstrou satisfação em ter participado de mais um prendado regional. “Entre 2004 e 2005, fui a 1ª prenda mirim da 30ª Região Tradicionalista, e agora, retorno como prenda adulta. Este é o recomeço de um novo ciclo de amizade e de mais uma caminhada a favor do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho, que me traz as mais lindas recordações. Nossa gestão está pronta para realizar um trabalho de união e fortalecer a tradição gaúcha cada vez mais na nossa região”, projeta a prenda Micheline.
Fotos: José Carlos Fotografias