Nova Hartz – Fazer dos alunos protagonistas do aprendizado é uma das correntes que move a educação em Nova Hartz. Com este princípio, novidades e formatos inéditos na região são testados e adotados na cidade, como na Emef Primavera, através de uma iniciativa que contempla alunos do Jardim A.
Idealizada pela professora Luciana Gautério e avalizada pela diretora Juliana da Silva, a proposta adotada visa dar autonomia e liberdade de escolha para os alunos. Inspirada na metodologia Reggio Emillia, original da Itália, a ideia segue pilares como o protagonismo do aluno, onde este tem participação determinante para a ordem do aprendizado, além do papel do professor como guia, uma vez que este acompanha e progride nos ensinamentos de acordo com interesse e desenvolvimento dos estudantes.
Aplicada neste ano, a conduta envolve também um novo cenário na sala de aula, diferente das habituais classes onde o aluno permanece sentado a maior parte do tempo atrás de uma mesa e as atividades acontecem de forma síncrona entre todos. Nestas condições, professora e diretora afirmaram a insatisfação em trabalhar conteúdos diferentes, explorar novas alternativas, visto que, fisicamente, a predisposição da sala iria dificultar alguns momentos que hoje fluem com maior naturalidade.
Ensinamentos mantidos; novas ferramentas
Apesar da liberdade ofertada aos alunos, a aprendizagem segue o que é previsto para a idade (4-5 anos) em todo o país. Seguindo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), os pequenos do Jardim apenas possuem a opção de realizar atividades diferentes uns dos outros durante a aula, mas sempre aprendendo sobre o conteúdo obrigatório e de forma alternada, pois cada aluno varia entre as “estações” organizadas dentro da sala.
A possibilidade de ampliar as temáticas já previstas no currículo é um aspecto de destaque, como descreve a professora Luciana. Observando os cantos mais frequentados da sala e o maior interesse das crianças em determinada ação, alguns projetos especiais passam a ser desenvolvidos, captando a atenção de todos os alunos.
Atualmente, a evolução das sementes é o que conduz as aulas do Jardim A nos turnos da manhã e da tarde, para as mais de 40 crianças. Aprendendo sobre o processo que faz da pequena semente uma planta, os estudantes podem conhecer mais sobre o processo e observar, através de algumas exposições, a mudança gradativa que acontece.
Aval para novidades
Flavio Jost, prefeito de Nova Hartz. “A proposta coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem. A autonomia dos alunos em escolher qual atividade realizar em sala de aula denota o foco em desenvolver as habilidades da criança, os tornando pessoas independentes e confiantes na sua própria capacidade de liderança”.
Veronice Zandoná, secretária de Educação. “Sempre oportunizei aos diretores e coordenadores certa liberdade para o trabalho no interior das escolas. Na Emef Primavera, com as turmas de Jardim A, a aprendizagem se dá de forma participativa através da criação de contextos, fazendo com que a criança desenvolva sua autonomia com responsabilidade e organização”.
Juliana da Silva, diretora. “Eles [alunos] vêm sem iniciativa, de cortar um papel, desenhar, fazer um contorno. Falta isso. Aqui, eles têm toda essa experiência de fazer, que aqui eles são espontâneos, querem criar, desenhar e fazer as coisas”.
Luciana Gautério, professora. “O que eu percebo e acredito é a autonomia de se expressar e de falar com mais liberdade, sem precisar que a professora dê o comando. Eles se sentem muito confiantes porque eles podem escolher dentro da organização que oportunizamos”.