Disseminadores do projeto Saúde do Escolar de Campo Bom definem ações

Campo Bom – Os professores disseminadores do projeto Saúde do Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom, estiveram reunidos nesta terça-feira (25), na Emef Cei, para conhecer e discutir as ações previstas para o ano de 2023.

 

O tema do Programa Saúde na Escola (PSE), elencado pelo Governo Federal para esse ano, é prevenção e combate à obesidade, com foco na promoção da alimentação saudável e das práticas corporais.

As nutricionistas das secretarias de Educação e de Saúde, Adriana Luft de Souza, Rutiane Ullmann Thoen e Fabiana Mewius, apresentaram os índices do estado nutricional de crianças, adolescentes e população em geral do município, comparado ao estado e ao país. Elas também falaram das estratégias que as duas secretarias vêm desenvolvendo de forma intersetorial e que já resultam em melhora dos índices, além de apresentarem sugestões de materiais e recursos didáticos gratuitos que as escolas podem utilizar para abordar as temáticas da alimentação saudável e prevenção da obesidade. As escolas Cebolinha, Pedacinho do Céu e Paulistinha levaram receitas saudáveis para compartilhar com os colegas e essas passarão a integrar o cardápio escolar.

A professora de Educação Física da Smec, Iara Maldaner Moller, especialista em psicomotricidade, provocou reflexões sobre as memórias de infância e adolescência relacionadas ao movimento e os sentimentos implicados nessas lembranças. Todos os professores puderam vivenciar um circuito de práticas corporais ao ar livre, com materiais simples, mas muito potentes para promover o movimento. As atividades renderam momentos de muita diversão e instrumentalizaram os profissionais para suas práticas nas escolas com as crianças desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Por Prefeitura de Campo Bom