Cidades da região são destaque em avaliação do Estado que definiu o Índice Municipal de Educação

O Governo do Estado divulgou, no início do mês, o resultado do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022.

O Imers apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

O índice também é considerado essencial pelo Governo do Estado para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS. “A orientação do governador é muito clara, de que a educação é nossa prioridade. Com o resultado do Imers, os gestores municipais poderão avaliar os pontos que devem ser aprimorados para qualificar o ensino e aumentar a aprendizagem dos estudantes”, ressaltou Danielle Calazans, secretária estadual de Planejamento, Governança e Gestão.

A reportagem avaliou os dados e buscou a opinião dos gestores das cidades da região para avaliar os resultados obtidos pelos municípios.

Cidades bem avaliadas

Com os dados divulgados, algumas cidades da região de cobertura do Grupo Repercussão alcançaram resultados significativos.

Igrejinha ficou em 1º lugar nas cidades acima de 30 mil habitantes e em 84º lugar no Rio Grande do Sul.

Entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes, Campo Bom ficou com a segunda colocação em nível estadual.

Nova Hartz, assim como a maioria das cidades, ficou com a média acima do nível estadual.

Dados gerais da avaliação estadual

Em um índice medido de 0 a 100, o melhor resultado na média dos 497 municípios foi atingido na etapa de Alfabetização (58,51), seguido dos anos iniciais (50,48) e dos anos finais do ensino fundamental (44,99). A média dos municípios no índice geral do Imers ficou em 57,19. “O Imers inspirou-se no caso de sucesso do Ceará – que, embora seja um Estado com renda per capita abaixo da média nacional, melhorou profundamente seus índices de Educação a partir do final dos anos 2000”, explicou o coordenador do Índice, Pedro Zuanazzi.

Prefeituras avaliam resultados obtidos no índice

“Estamos cientes de que os resultados ainda não chegaram ao nível desejado, mas estamos trabalhando para sanar as dificuldades de aprendizagem, principalmente as remanescentes do período da pandemia. Nosso desempenho está coerente com os índices de aprovação, o que evidencia a responsabilidade e transparência do trabalho realizado. Sabemos do comprometimento de todos os nossos professores, equipes diretivas e equipe da Secretaria, todos buscam diariamente alternativas para melhorar os níveis de aprendizagem dos nossos estudantes e acreditamos que estamos no caminho certo”, Claudia Kichler, secretária de Educação de Sapiranga.

“O resultado é extremamente positivo para a educação de Campo Bom, considerando que as avaliações ocorreram em 2022, momento pós-pandêmico, de recomposição e recuperação da aprendizagem. Comprova que todo o trabalho realizado pelos profissionais das escolas é de excelência, demonstra comprometimento e reponsabilidade com a aprendizagem efetiva dos estudantes. É resultado de um trabalho de equipe, contemplando profissionais, secretaria e comunidade escolar. Motivo de orgulho para todos”, Simone Schneider, secretária de Educação de Campo Bom.

“Nova Hartz ficou na 219ª posição no ranking do Imers, com média 59,31, ou seja, acima da media do Estado do Rio Grande do Sul. Esse resultado não é o melhor, mas acredito que estamos no caminho para melhorar a qualidade da educação no município e ter uma melhor colocação na próxima avaliação. Foi determinante para esse resultado o trabalho de todos que fazem a educação de Nova Hartz, professores, diretores, coordenadores e também do pedagógico da secretaria. As perspectivas para o ano que vem são as melhores possíveis, pois acredito que, para a realização do sistema de avaliação de desse ano, os alunos estão mais preparados”, Veronice Zandoná, secretária de educação de Nova Hartz.

“Considerando que o resultado do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), é o resultado do marcador – construído a partir do (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022 – apresentando dados sobre o desempenho no município com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além da taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos, a qual também é levada em consideração, é importante destacar as particularidades que cada rede de ensino tem neste processo. A posição alcançada pelo município de Parobé, servirá de parâmetro para uma metodologia de monitoramento, estabelecendo metas, identificando os indicadores e avaliando como as escolas estão fazendo aproveitamento das ferramentas ofertadas, com um acompanhamento bem individualizado em cada espaço escolar. Vamos rediscutir, a partir de então, três categorias de monitoramento: técnico, funcional e dos processos de aprendizagem”, Joana D’Arc Wittmann, secretária de Educação de Parobé.

“Sobre o Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul, que foram divulgados há poucos dias, não são apenas números, mas sim, o resultado de muito esforço de toda a rede. Riozinho ficou em terceira colocação no Vale do Paranhana e isso vem de uma grande retomada na educação pós-pandemia: professores em formação continuada, suporte pedagógico ativo, estrutura predial acolhedora, salas de aula com número confortável de estudantes e, também, a família presente. Além disso, acredito que os resultados aparecem quando todos acreditam no seu próprio potencial e é isso que está acontecendo na Educação de Riozinho. E, não temos dúvida, é só o começo de uma revolução educacional, pois o trabalho na Educação é como um ‘trabalho de formiguinha’, um pouco por dia todos os dias até a excelência”, Gilnei dos Santos, secretário de Educação de Riozinho.

“O índice é resultado de um trabalho diário feito pelos profissionais de educação e gestão municipal. Não medimos esforços para oferecer uma educação cada vez melhor para nossos alunos, com estruturas adequadas, profissionais qualificados, construindo uma educação de qualidade”, Cristiane Martin, secretária de Educação de Igrejinha.

“É com grande satisfação e senso de responsabilidade que avaliamos o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) referente ao município de Rolante. Estes dados, além de refletirem uma métrica objetiva da qualidade da educação em nosso município, evidenciam o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação e Esporte do município de Rolante e de toda a comunidade educacional. É o resultado de um planejamento estratégico, um plano de ação escolar detalhado com metas e objetivos de aprendizagem claramente definidos. Nossa gestão da SMEE trabalhou em consonância com esses indicadores para buscar incessantemente a melhoria dos índices. Estamos cientes da relevância direta deste resultado para o arcabouço orçamentário municipal e acreditamos que investir em educação é investir no futuro. Ademais, nossa visão está na evolução contínua da educação, em observância às demandas da sociedade atual. Agradecemos a todos os envolvidos por este avanço e reiteramos nosso compromisso com uma educação de qualidade”, Simone Tadiotto, secretária de Educação de Rolante.

“Ao analisarmos os resultados obtidos, também devemos considerar que os alunos que realizaram essa prova, são aqueles que, em 2020, estavam no pré (2°anos), no 3°(5° anos) e no 7°(9°anos) e que não tiveram aula presencial por quase 2 anos. Em 2022, ano pós-pandemia, realizaram uma avaliação de rendimento e atingiram uma média muito boa, com índice 94 de aprovação. Esse resultado é obtido através do trabalho dos professores e da equipe diretiva e, com certeza, melhorará no próximo ano com a participação em projetos educacionais do município, voltados aos problemas específicos, e programas de alfabetização dos governos estadual e federal”, Agnes Muck, secretária de Educação de Três Coroas.