Campo Bom e Sapiranga representam o Vale dos Sinos no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Com ações que ajudam o desenvolvimento do empreendedorismo, os municípios possuem projetos finalistas na avaliação do Sebrae.
Disputando por categorias diferentes, Campo Bom concorre a premiação por meio do tema Cidade Empreendedora e Empreendedorismo na Escola, enquanto Sapiranga pode receber o mérito por Marketing Territorial. Ao todo, foram 90 projetos enviados por todas as regiões do estado que foram selecionados pelo Sebrae. Destes, apenas 43 são finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor.
Os critérios para a definição dos projetos que estão nas finais não são divulgados, mas as propostas são analisadas com o principal objetivo de ter ações que incentivem o empreendedorismo, ajudando a desenvolver o município.
A Gestora de Políticas Públicas do Sebrae no Vale do Sinos, Paula Nicolini, explica a importância dessa premiação e de momentos que ocorrem na cerimônia. “Traz muita visibilidade para os municípios, porque é o momento de divulgar as ações empreendedoras daquela cidade. É muito legal no evento de premiação, muitas vezes ouvimos nomes de cidades que foram premiadas que não sabíamos da existência”.
Com relação a proximidade das cidades concorrentes com o Sebrae, Paula diz que são municípios que apresentam transparência nas ações feitas em parceria. “Campo Bom e Sapiranga se destacam por serem prefeituras muito disciplinadas e comprometidas com o trabalho que realizamos em conjunto. O resultado do trabalho não é do Sebrae, é uma parceria da entidade com as prefeituras. Nós temos tido ótimos resultados com essas duas cidades”, finaliza a gestora.
Desenvolvimento de negócios facilitado pela Sala do Empreendedor
Na relação de trabalhos executados em parceria entre as administrações públicas e o Sebrae, a Sala do Empreendedor tem papel fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo na região. Conforme Paula, este setor é de extrema relevância nos municípios, pois facilita o contato com as prefeituras e sana as dúvidas de quem quer evoluir ou iniciar um negócio próprio. “A sala do empreendedor tem um papel muito importante, é um local de acolhimento, onde os empreendedores têm todas as orientações para montagem da sua empresa. Atualmente, Campo Bom está no nível diamante da sala, enquanto Sapiranga ocupa o nível ouro.
Prefeitos comentam indicação
Ver o município em uma posição de prestígio e admiração dentro do estado tem um valor especial para cada cidade. Diante da indicação de projetos municipais ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, o sentimento é de que as ações realizadas são feitas de forma acertada. “Foram dois projetos inscritos e ambos classificados; nas áreas de Educação Empreendedora e Cidade Empreendedora. Estamos otimistas, trabalhamos fortemente para manter um nível alto de qualidade nos setores e a classificação já demonstra isso”, pontua o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, citando, ainda, a aprovação para a final dos dois projetos inscritos.
Já em Sapiranga, a prefeita Carina Nath comemora a indicação e aprovação do projeto municipal que auxilia o desenvolvimento rural na cidade. “Participar da etapa final desta premiação significa reconhecimento aos esforços da Administração Municipal, voltados aos nossos produtores rurais. Dessa forma, não só divulgamos projetos exitosos, mas multiplicamos a efetividade dessas ações junto à comunidade rural e que demonstram resultados relevantes”, cita a prefeita, ressaltando a melhora na qualidade de vida da população.
A cerimônia estadual acontecerá no próximo dia 19, a partir das 16h30, na Fecomércio, em Novo Hamburgo. Os vencedores em cada uma das categorias citadas, irão concorrer na era Nacional, que acontecerá no dia 24/05, em Brasília.