Por PlayPress Assessoria de Conteúdo
A Black Friday de 2021 é aguardada com expectativa pelos lojistas gaúchos. A data deve mais uma vez movimentar o comércio tanto em lojas físicas como no comércio digital.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 57% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, principalmente porque acham que é uma boa hora para comprar coisas que precisam a um preço mais baixo (70%). Já 38% dos consumidores pretendem aproveitar o preço para antecipar as compras de Natal e 19% querem aproveitar as promoções, mesmo que não estejam precisando de nada no momento. Em contrapartida, 29% dos consumidores só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena. Somente 14% não pretendem participar, principalmente porque estão sem dinheiro (29%), estão desempregados (21%) e porque acreditam que o momento econômico não é favorável (18%).
“A data é, sim, uma oportunidade de vendas. No entanto é importante reforçar com os lojistas a importância de aproveitar a oportunidade para trabalhar a fidelização do cliente. Em muitos casos o consumidor acaba conhecendo a empresa por conta da Black Friday, mas poderá tornar-se um cliente para o restante do ano”, salienta o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.
A pesquisa aponta que a população está atenta às promoções, uma vez que 88% afirmam que pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, sendo os principais motivos: confirmar se os preços estão realmente na promoção (55%) e escolher as lojas com os melhores preços (33%). Os principais locais de pesquisa de preços são: sites das lojas que costumam comprar (55%), sites/aplicativos de comparação de preços (52%) e em sites de busca (43%). Em média, os consumidores esperam encontrar descontos de 42% nos produtos ofertados.
Sete em cada dez consumidores que pretendem comprar na Black Friday (75%) dizem que estão evitando algum tipo de compra em outubro ou novembro para poder aproveitar a data, sendo os principais itens: roupas, calçados e acessórios (25%), smartphones (20%) e eletrodomésticos (20%).
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak
Colaboração: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)