Pró-Sinos completa 15 anos e homenageia lideranças do primeiro consórcio público de saneamento do país

Região – O Pró-Sinos completou 15 anos nesta terça-feira (16) e celebrou a data em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada em São Leopoldo, cidade na qual o consórcio público de saneamento foi criado.

 

Prefeitos dos municípios consorciados e ex-prefeitos que fundaram e lideraram a entidade ao longo de sua história estiveram reunidos na sede do Sindimetal.

“Foi a partir da mobilização e da coragem de 12 prefeitos que hoje estamos reunidos para celebrar uma série de avanços que alcançamos juntos na nossa região. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido na melhoria das condições do nosso Rio dos Sinos, mas já conseguimos colocar o saneamento básico na pauta de discussão da sociedade, implementando ações relevantes nas áreas técnica e de educação ambiental”, destacou o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Na abertura do encontro, foi exibido um mini documentário com as principais ações desenvolvidas durante os últimos 15 anos. A peça audiovisual apresentou momentos importantes da história do Pró-Sinos, desde o desastre ambiental que gerou a mortandade de 90 toneladas de peixes, em 2006, até a mobilização dos municípios pela preservação do Rio dos Sinos e a consolidação do consórcio como interlocutor e facilitador de ações relacionadas ao saneamento.

Pascoal citou entregas que impactaram a vida das comunidades dos 30 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, como a criação de mais de 20 planos municipais de saneamento básico, a implantação de uma usina de resíduos da construção civil e a criação do Plano Regional de Educação Ambiental, além do Programa de Monitoramento Espacial das águas do Sinos.

“O futuro será de muito trabalho. Vamos desempenhar um papel cada vez mais relevante na vida das comunidades e no assessoramento das gestões municipais. O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece um conjunto de metas desafiadoras, mas fundamentais para a qualidade de vida de todos. O Pró-Sinos apoiará os municípios para que as metas possam ser alcançadas da forma mais breve possível”, acrescentou o presidente.

Homenagens

Durante a assembleia, foi realizada uma homenagem aos fundadores do consórcio, os prefeitos que comandavam o Executivo das cidades de Araricá, Dois Irmãos, Estância Velha, Glorinha, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rolante, Sapiranga e Taquara em 2007. Também foram lembrados os ex-presidentes que atuaram no consórcio ao longo de 15 anos.

Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo, fundador do Pró-Sinos e diretor da entidade na gestão atual, foi o primeiro a receber o reconhecimento. “Hoje, quando vemos o resultado na vida real das pessoas, vemos que deu certo. É fundamental tratar sobre o tema ambiental e o Rio dos Sinos. Sou entusiasta e serei lutador na questão do meio ambiente”, ressaltou Vanazzi.

Nelson Espolaor, que foi prefeito de Sapiranga em 2007 e participou da fundação, também foi homenageado. “Com muita alegria recebo essa homenagem. Nosso Rio dos Sinos é o centro, do ponto de vista do desenvolvimento. Serviu para o processo de imigração alemã, para as famílias, a indústria e precisamos manter o rio e o meio ambiente cada vez mais preservados. O consórcio tem essa incumbência. Queremos fazer com que nossa região possa, a partir do rio, permanecer num processo de crescimento. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro”, destacou.

Durante o evento, também foi feita a entrega da premiação aos vencedores do Concurso Encantos do Rio dos Sinos e o agradecimento à comissão julgadora, que avaliou as redações produzidas sobre o Rio dos Sinos. “Aprendi a admirar o trabalho do Pró-Sinos ao longo dos anos. Acompanhei sua atuação, um trabalho relevante que precisa continuar. Deve ser firme e precisa passar pelos gestores e pela população porque todos somos responsáveis”, acrescentou a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que compõe a diretoria colegiada do Pró-Sinos.

Congresso de Saneamento Básico

A assembleia destacou ainda o 1º Congresso de Saneamento Básico do Pró-Sinos, que será realizado em Canela, nos dias 8 e 9 de setembro e discutirá sobre os quatro eixos do saneamento básico, trazendo cases de sucesso. A programação contará com palestrante internacional, além de um painel sobre os desafios na área do saneamento básico com os candidatos ao governo do Estado. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

O presidente lembrou ainda a participação do Pró-Sinos na Mostratec, de 25 a 27 de outubro, com um espaço dedicado à Educação Ambiental dentro da Mostratec Junior, voltada aos estudantes do ensino fundamental. Por fim, Pascoal atualizou os consorciados a respeito da estruturação da concessão de resíduos sólidos para que os municípios possam atender à legislação vigente e qualificar a destinação dos resíduos gerados nas cidades.