Prédio simbólico abriga Câmara de Vereadores e Biblioteca Pública

Sapiranga –  Em 1988 foi construída uma nova sede para a Câmara de Vereadores de Sapiranga. O prédio pertence ao município, mas desde a concepção do projeto já estava direcionado para abrigar o Legislativo e a Biblioteca Pública Municipal, função que permanece até hoje.

São três pavimentos em uma estrutura de 1.563,33m². O projeto é assinado pelo arquiteto João Edgar Klein e tem como característica principal o formato octogonal e o revestimento externo com plaquetas. Ao longo dos anos algumas repartições passaram pelas salas e hoje também funcionam no local as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e a Junta Militar. Além de ser um prédio simbólico, a Câmara de Vereadores também representa uma aproximação com a comunidade, já que o local é característico pela movimentação dos munícipes que visitam o gabinete dos vereadores ou participam das sessões plenárias.

Biblioteca Edwin Kuwer
Com mais de 22 mil exemplares, a Biblioteca Municipal Prefeito Edwin Kuwer foi criada através da Lei Municipal n.º 397/1961, e já funcionou em outros dois espaços antes de ganhar o endereço que ocupa hoje, na Avenida João Corrêa, bem em frente à Prefeitura.
Em 2015 cerca de 2 mil carteirinhas de sócios foram recadastradas no novo sistema, sendo que ao longo dos anos, entre assíduos e não assíduos, os registros chegaram a 5.414 usuários.
Em frente ao prédio está o busto do primeiro prefeito eleito pelos sapiranguenses, Edwin Kuwer, que dá o nome à biblioteca pública desde 1979.
Segundo a Secretaria da Cultura, uma reforma da biblioteca está em fase de planejamento e é uma das prioridades de investimento.