Dia a dia Entretenimento

Festa das Azaleias de Araricá teve Pega do Porco na Lama neste sábado


  •   
  •  

Araricá – Neste sábado, 18, dando sequência a série de eventos que marcam a cidade das azaleias, ocorreu a tradicional atividade de Pega do Porco na Lama. Sendo uma das atrações do Festival de Bois Carreiros, na Festa das Azaleias, o evento reuniu dezenas de pessoas para prestigiá-lo e dar muitas gargalhadas.

Pouco depois das 16:30, a Pega do Porco iniciou, tendo como primeiras participantes, duas integrantes da corte de soberanas da Festa das Azaleias de Araricá. Sem medo de se sujar, elas entraram na arena para enfrentar o “perigoso porquinho” e em poucos segundos saíram vitoriosas e cobertas de lama.



Em seguida, foi a vez de um quarteto entrar em cena. A corte de soberanas da 2ª Dezemberfest, de Nova Hartz, composta pela Rainha Vitória Molter, 18, a 1ª Princesa Amanda Müller, 17 e 2ª Princesa Carla Schüler, 22, se uniram a 2ª Princesa da 26ª São Leopoldo Fest, Bibiana Correa, 23, para pegar o porco. Com estratégia já traçada, elas cercaram o animalzinho e conseguiram capturá-lo em alguns instantes. Infelizmente a vitória não veio desta vez, pois a captura foi feita em dupla, então ele teve que ser solto para nova tentativa.

Na segunda oportunidade, o porquinho também foi capturado rapidamente, desta vez pela Princesa Carla Schüler, 22, que o capturou sozinha, mas com estratégia semelhante, onde todas cercaram o bichinho. Para as soberanas, que deram início a Pega do Porco do 13º Festival de Bois Carreros, na 19ª Festa das Azaleias de Araricá, as mesmas regras dos demais participantes valiam, era necessário cuidar do bichinho, não podiam chutar, pisar, ou atirar-se sobre ele, o tempo para pegá-lo era de um minuto.

Carla, 22, conta que estava ansiosa, mas que ficou feliz com a captura: “nós estávamos muito engajadas para conseguirmos pegar o porco. Era a primeira experiência, e a primeira é que fica, a gente nunca esquece. Eu não esperava pegar, pois nós estávamos muito ansiosas, mas fiquei muito feliz e com certeza foi uma contribuição de todas”

Amanda, 17, que também participou da pega do porco, falou um pouco sobre a estratégia: “Sim, nós montamos uma estratégia. Falei com meu avô, ele tem uma chácara e deu ideias, como pegar pelas patas ou orelhas, o que foi o indicado pelo pessoal aqui das azaleias.”

Bibiana, 23, quarta integrante e representante de São Leopoldo, comentou sobre a integração entre as cidades e as pessoas: “É uma oportunidade única, nós aprendemos com a corte que precisamos ter participação com o público e principalmente a cumplicidade entre todas as cidades”

A Rainha, Vitória, 18, que quase afundou na lama, pegou o porco na primeira oportunidade: “Nós decidimos participar pois era algo bem diferente. Na primeira vez eu consegui pegar, mas não valeu, então na segunda a Carla conseguiu pegar.” Ela comenta ainda que já haviam decidido o nome antes da captura: “Agora o nome dela é Polar. Decidimos o nome antes de pegar.”


Após a participação das soberanas, a atividade seguiu com participantes que haviam feito a inscrição. Além da Pega do Porco, a 19ª edição da Festa das Azaleias, contava com brinquedos como roda gigante, carros bate-bate e barco viking, além de comidas como linguiça e algodão doce.

As atrações seguem neste sábado (18) com shows das duplas Lucas e Felipe, às 23h e com a Banda Eccos, às 0:30. No domingo as festividades iniciam às 08h30 com as provas das juntas de bois , às 09h30 ocorre a chegada do ônibus do Grêmio, com a presença de ícones tricolores. Às 11h30, o tão esperado almoço com o costelão na vala, que vai ter sua preparação iniciada hoje. Para o encerramento está previsto show com a banda Rainha Musical, às 17h.

Confira as atrações deste final de sábado (18) e domingo (19), logo após a galeria de fotos.

Confira abaixo todas as atrações deste final de sábado e domingo.

Sábado (18)
9 horas: 1º Bike Fest Azaleia
10h30: Encontro de Soberanas
Apresentação da invernada Mirim do grupo Desbravadores de Araricá
Apresentação da invernada Mirim do CTG Pedro Serrano
13h30: Carreteada desfiles de juntas de bois carreiros e côrtes da região
15h30: Invernada adulta do CTG Pedro Serrano
Invernada adulta do grupo de dança desbravadores de Araricá
16h30: Pega do porco na lama
17h30: Apresentações artísticas e culturais
18h30: Ildo e grupo
19 horas: Musical RC
21 horas: Banda Champion
23 horas: Lucas e Felipe
0h30: Banda Eccos

Domingo (19)
8h30: Provas das juntas de bois
9h30: Chegada do ônibus do Grêmio, presença de ícones tricolores
10 horas: Missa crioula
11 horas: Premiação das provas de juntas de bois carreiros
11h30: Almoço do costelão na vala
13 horas: Escola de gaiteiros de Renato Borghetti
14 horas: Orquestra de Viola Caipira
15 horas: Show de cães e gatos (campo municipal)
15 horas: Musical Festerê
17 horas: Rainha Musical

Texto de Fotos: Taylor Abreu

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 236
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse