Exposição de brinquedos de papelão por aluno da rede municipal de Sapiranga ocorre até final de outubro

Sapiranga – O Museu Casa do Imigrante está recebendo uma exposição especial neste mês das crianças.

 

Até o dia 31 de outubro, interessados podem visitar a exposição “Imaginário de Criança: as invenções de Lucas”, uma mostra de brinquedos de papelão, recortes e colagens feitos pelo aluno Lucas Gabriel dos Santos, 11 anos, estudante da turma 621 (6º ano), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anita Lydia Wingert. Na tarde desta terça-feira, 18, aconteceu a abertura oficial, com a presença de Lucas, seus colegas de turma, a professora de artes, Adriana Dornelles, o diretor do Museu, Daniel Gewehr, e a assistente de Museu, Leila da Silva Maciel.

Os brinquedos de papelão surgiram na vida de Lucas aos 6 anos, quando ele desenhava os personagens que via, transmitindo o desejo de adquirir aqueles brinquedos, mas que não podia comprar. O trabalho foi sendo aperfeiçoado com o tempo e hoje é motivo de orgulho para os colegas e a professora. A ideia de expor as artes surgiu pela professora Adriana, que quis tornar público os trabalhos realizados por Lucas com papelão, cola, tinta e demais itens artísticos. “Que você permaneça fazendo as suas invenções, pra mim como professora fico muito feliz”, destacou Adriana em sua fala para o estudante.

Ao ser questionado sobre qual brinquedo ele mais gostava, Lucas disse que todos. “O que eu gosto é principalmente de fazer!”, destacou. O aluno recolhe materiais como papelão durante seu trajeto entre a escola e sua casa para produzir os brinquedos que estão sendo expostos no Museu. Através da reutilização de materiais, Lucas dá outro destino para itens que provavelmente virariam lixo.

A mostra pode ser visitada até o dia 31 de outubro, no horário de funcionamento do Museu Casa do Imigrante, que fica localizado no Parque Municipal do Imigrante (Avenida Mauá, 5864 – Oeste), de terça à sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h. A casa também abre aos sábados e aos domingos das 14h às 17h. A entrada é franca.

Por Prefeitura de Sapiranga