Sapiranga – Um dos maiores sonhos das vidas de 15 alunos foi realizado na última sexta- feira, dia 19, no Ginásio Poliesportivo da Escola Duque de Caxias. O tão esperado diploma de concluinte do Ensino Médio veio graças ao projeto “Educação de Jovens e Adultos – EJA”.
O curso tem uma totalidade de um ano e meio. Cada semestre corresponde a um ano do ensino médio normal. O grande diferencial do Duque para as turmas de EJA é o ensino individualizado e dividido por matéria. “O aluno se matricula por disciplina, cada um dentro da sua possibilidade. Cada noite é uma disciplina. Assim, não impede de o aluno de atender outros compromissos. Às vezes está fazendo um outro curso, o que não impede de terminar o ensino médio” explica Simone.
A formatura contou ainda com a presença do diretor do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga – Escola Duque de Caxias, Sérgio Ervino Michels, além de professores do curso, como Eliana Haag e Ricardo Fernando Blos. O evento teve também a presença de familiares e amigos dos alunos formandos.
EJA forma alunos e promove cidadania
Outro grande diferencial na escola são as turmas com alunos de diferentes idades e realidades, assim como inclusões. “Já tivemos cadeirantes e deficientes visuais. Trabalhamos com todas as possibilidades, sem limite de idade. Isso que também dá a vivência ao aluno”, destaca o diretor Sérgio Michels.
Projeto ajuda a realizar os sonhos
Cláudia Fátima dos Santos, aluna do projeto:
“É uma sensação de dever cumprido. Estamos levando muita experiência, muito crescimento. Só tenho a agradecer a essa escola. Agradecer aos professores, que foram essenciais nesta etapa de nossas vidas, e aos colegas” – relata a aluna Cláudia Fátima dos Santos, visivelmente emocionada pelas lembranças do tempo que passara em sala de aula. Cláudia formou-se na sexta-feira e realizou um discurso aos presentes no evento.
Simone Andréia Mergener, coordenadora do EJA no Duque:
“Nossa intenção é resgatar aquele aluno que de alguma maneira teve de sair da escola no período regular. Nós temos que ter todo um cuidado com estes alunos, fazer com que eles se sintam bem, concluam seus estudos e realizem um sonho. Vejo que quando converso com os alunos, a maioria deles têm um sonho. Queremos ajudar o aluno a construir este sonho”, explica a coordenadora do EJA do Duque.
Confira fotos do evento:
Texto e fotos: Leonardo Oberherr