Dia a dia Entretenimento Posts em destaque

17º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá agitou o CTG Bororé, em Campo Bom


  •   
  •  

Campo Bom – Na noite desde sexta-feira, 26, aconteceu o 17º Bivaque da Poesia Gaúcha Piá, reunindo dezenas de crianças e jovens que desde cedo já demonstram talento e gosto pelas tradições gaúchas.

Foram 21 participantes de 8 a 18 anos, divididos nas categorias Piazito, Piá e Guri, que se apresentaram no palco do Centro de Tradições Gaúchas Bororé (CTG), a partir das 20h.



Foram mais de 200 poesias selecionadas, e destas as 21 melhores foram apresentadas pelos alunos. As poesias foram escritas por eles mesmos, individualmente ou em duplas, nas salas de aula dos colégios municipais e particulares.

Cada aluno contou com o auxilio de um professor orientador que ajudou na pequisa para a construção das poesias que tratavam sobre tropeirismo.

E por falar em tropeirismo, estava presente no evento o Adão Preto, uma figura ilustre e de importante representatividade neste meio, ou como ele mesmo disse, “o único tropeiro ainda vivo no Rio Grande do Sul”. Adão com seu jeito e fala simples falou pouco, mas arrancou muitas palmas e assovios da plateia.

“Boa noite, boas vindas pessoas de Campo Bom. Muito obrigado por virem aqui nos receber. Estou aqui representando o tropeirismo. Sou um tradicionalista de Campo Bom. O único tropeiro do Rio Grande (do Sul) que existe vivo. Tenho 91 anos, estou desde os cinco em um lombo do cavalo”, finaliza.

Após Adão, foi a vez da Secretária Municipal de Educação e Cultura de Campo Bom, Simone Schneider, fazer as saudações.


“Boa noite a todos! É com satisfação que estamos aqui com toda essa comunidade. Saudações aos pais e professores aqui presentes. Professores que com um belíssimo trabalho, ajudaram na produção e escolha dessas mais de 200 poesias. Acredito que estão todos muito preparados para que possam apresentar um trabalho de muito valor, empenho, dedicação, estudo, buscando e valorizando a nossa cultura gaúcha. Seja na dança, poesia ou literatura, precisamos conhecer, valorizar e preservar essa cultura cada vez mais”, pontua.

O prefeito Luciano Orsi também esteve presente, foi o ultimo a se pronunciar e após ele as apresentações tiveram início.

“Acredito que este momento é muito importante para se fortalecer a cultura gaúcha. E nada melhor do que fortalecer com nossas crianças. Acredito no trabalho feito nas escolas e as parabenizo desde já. Parabenizo nossas crianças que vão se apresentar, professores que participaram com a orientação e procuram sempre incentivar nossas crianças. Parabenizo diretores, professores, pois eles são referência na nossa cidade”, concluiu o Orsi.

Estavam presentes além dos já citados, Alberto Ferreira, Representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Coordenador da Trigésima Região, Carlos Alberto Moser, o Patrão do CTG Bororé, Leandro da Silva, a idealizadora do Bivaque, Sueli Bergnstein, entre outros.

No sábado, 27, acontece  o 16º Bivaque da Poesia Gaúcha, desta vez categoria adulta, a partir das 21h.

Confira algumas fotos do evento

Texto e fotos: Taylor Abreu

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 403
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse