Na hora de trocar de veículo (carro, moto ou caminhão) ou fazer o primeiro emplacamento, um fato é certo: você terá que contratar o serviço de uma estampadora de placas.
O Rio Grande do Sul implementou a placa padrão Mercosul em 17 de dezembro de 2018. O principal diferencial em relação ao modelo antigo (a placa cinza) são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade da placa, dificultando sua clonagem e falsificação.
O gerente administrativo da A&B Placas (Rua 25 de Julho, 632, bairro Centenário, Sapiranga), Henrique Rutsatz, empresa que completará 20 anos em 2023, segue todas as normativas e legislação estabelecidas pelo Detran/RS. “Somos credenciados no órgão estadual e precisamos seguir todas as exigências das estampadoras de placas”, cita.
Especialista na área, Henrique pondera ainda que as placas padrão Mercosul são confeccionadas em uma máquina específica e que atinge até 200 graus de temperatura. “Importante destacar que os veículos com a estampa azul são os oficiais, aqueles veículos com estampa preta são os particulares e os de aluguel recebem a estampa vermelha”, explica Henrique Rutsatz.
Outro ponto destacado pelo gerente da A&B Placas é o QR Code existente. “Nele estão os dados do veículo para a autoridade policial consultar a procedência da placa”, comenta.