Guia Saúde e Beleza 2022: A história da Porto Seguro

Fotos: Divulgação

Eu sou a Cleide, técnica de enfermagem há 15 anos e, desde que me formei, escolhi como área de atuação a geriatria e o cuidado ao idoso. Durante muito tempo, minha atividade era de atendimento em domicílio, foi onde conheci um senhor que, em função do quadro de saúde, precisava de cuidados diários e de muitos profissionais para atendê-lo. Neste momento, surgiu a ideia de abrir a minha casa geriátrica para receber o primeiro paciente e residente. Assim, os demais que eram atendidos em domicílio optaram por vir residir na Casa Geriátrica.

 

Em 2019, abri minha casa para receber a todos. Desde então, estamos em processo de construção de um ambiente familiar e agradável para acolhimento. Hoje, contamos com muitos profissionais que abraçaram a causa e se dispuseram a atender nossos residentes com diferentes atividades, como capoterapia e fisioterapia. Temos acompanhamento de nutricionista, enfermeira, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos e outros, todos capacitados no atendimento oferecido. Além dos profissionais, temos uma estrutura física adequada e em evolução. Contamos com ambulância própria e carro disponível 24h.

Visando ampliar nossos serviços implantamos o sistema “day care”, espaço para idosos frequentarem a casa durante o dia, participando de todas as atividades. Nosso objetivo é fornecer o convívio social entre os idosos e a possibilidade de realizar atividades variadas. Aqui, tudo é voltado para o bem-estar. Estes quase três anos de funcionamento da Porto Seguro vem fortalecendo a ideia que trago desde o princípio, de tornar este espaço uma casa de família, a casa da nossa família.