A 100 dias do centenário, Sicredi Caminho das Águas lança vídeo que resgata história da instituição

Sicredi Caminho das Águas de Campo Bom está localizada na Av. São Leopoldo, 365, no Centro Foto: Divulgação

Região – As comemorações pelos 100 anos de uma das mais antigas cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul iniciaram nesta quinta-feira (20), no município de Rolante. A data representa um start para a contagem regressiva dos 100 dias que antecedem o aniversário de 100 anos de fundação da Sicredi Caminho das Águas. A instituição chega à sua marca centenária com uma cartela de associados que soma 80 mil pessoas distribuídas em 33 municípios.

Até a data oficial, celebrada em 28 de outubro, a equipe da Sicredi Caminho das Águas prepara uma série de atividades comemorativas. Neste primeiro momento, o foco será o lançamento de um vídeo produzido para contar a história da instituição financeira cooperativa e que servirá também para eternizar momentos de desafios e vitórias já enfrentados em um século de existência. O vídeo foi disponibilizado no canal do YouTube da Cooperativa (@SicrediCaminhodasAguas), nesta quinta-feira.

Na terça-feira (18), o presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Celso Trentin, convidou associados e comunidade em geral por meio das redes oficiais, reforçando a ação e chamando o público a conhecer mais sobre a Sicredi Caminho das Águas.

Trentin acredita que chegar aos 100 anos, ao contrário de cooperativas que não resistiram às dificuldades e fecharam as portas, foi possível graças à forte relação de confiança na região. “Como é uma cooperativa em um pequeno município, as pessoas se conheciam e confiavam umas nas outras. Nessa linha do tempo marcada pela ajuda mútua e o desejo de manter a instituição, talvez até a própria teimosia de querer a entidade aberta,  determinaram o fato de chegarmos até aqui”, diz.

Recursos investidos na própria comunidade

Por conta do perfil de atuação local e trabalho focado nas particularidades de cada associado, a cooperativa consegue oferecer acesso a crédito com taxas mais atraentes. Além disso, os recursos adquiridos permanecem na comunidade por meio de projetos. “Somos como donos e, para isso, temos direitos e deveres. Participamos dos resultados, que ficam na nossa comunidade, o que é um diferencial sobre outras instituições financeiras”, ressalta o presidente.

A Sicredi Caminho das Águas conta com projetos educacionais em seu portfólio, o que inclui ações em escolas para divulgação de conhecimento em finanças e aprendizado sobre o conceito de cooperativas.

Por Sicredi Assessoria/Sublinha, Diego Adami