Comentário: Bem-aventurados os que choram

Uma vida abençoada e aprovada por Deus começa encarando a realidade – a condição real de cada ser humano.

 

Não é um chamado para ser quem você não é; mas, sim, para reconhecer quem você realmente é e buscar uma solução verdadeira e definitiva. Se olharmos tudo o que Jesus promete por meio das bem-aventuranças em Mateus 5.3-10, veremos que é algo realmente maravilhoso! Creio que é o que cada ser humano realmente busca no fundo do coração – entrada no céu (verso 3 e 10), consolo (verso 4), herança (verso 5), satisfação (verso 6), misericórdia (verso 7), ver a Deus (verso 8) e ser chamado filho de Deus (verso 9).

Por meio desse artigo iremos olhar a segunda bem-aventurança. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5.4). Que tipo de choro é esse? Existem três tipos de choro.

Em primeiro, há um choro natural. Esse choro acontece quando perdemos algo ou alguém que é precioso para nós. Esse foi o choro de Jó quando perdeu tudo em um dia e de Jesus quando perdeu o seu amigo Lázaro por meio da morte. O choro natural um dia terá o seu fim. Apocalipse 21:4 diz que Jesus “enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” Amém por isso! Porém, não creio que esse tipo de choro é o que Jesus tem em mente aqui em Mateus 5:4. No contexto Jesus está nos encorajando a buscar qualidades interiores que vão trazer a benção divina sobre as nossas vidas. O choro natural evidentemente não é algo que buscamos, mas é uma resposta apropriada perante as circunstâncias difíceis da vida. Nós não devemos, portanto, criar situações dolorosas para podermos chorar para, então, sermos bem-aventurados.

Em segundo, há um choro carnal. Esse choro acontece quando as consequências das nossas ações são dolorosas e o nosso coração permanece duro. Esse tipo de choro revela um coração que não é sensível a Deus. Se quiser ver esse tipo de choro, basta apenas passar algumas horas conosco em casa. Em algum momento os nossos três filhos vão brigar ao invés de brincar com os carrinhos. Então damos um tempo na brincadeira e os carrinhos são tirados deles. O choro vem logo em seguida e é um choro carnal! Não estão chorando porque reconhecem que são pecadores, egoístas, que só pensam em si mesmos; mas porque eles não podem mais brincar com os carrinhos! Certamente esse não é o tipo de choro a que Jesus está se referindo aqui.

Por fim, há o choro espiritual. Esse choro acontece quando reconhecemos que o nosso pecado contra Deus é tão grande que a única resposta é lágrimas nos olhos e tristeza profunda no coração. Esse é o tipo de choro que Jesus está referindo aqui. Esse é o choro segundo a vontade de Deus que produz o arrependimento e leva à salvação (2 Coríntios 7.10). É o choro do pobre em espírito. É o choro daquele que entende a santidade de Deus. É o choro daquele que entende que qualquer pecado, menor que seja, é rebelião contra Deus. É o choro daquele que entende quão sério é o pecado (Hebreus 10.29). Você já chorou pelo pecado em sua vida? Se você quer ser abençoado e aprovado por Deus, você não pode tratar o pecado como algo comum. É necessário chorar. Bem-aventurados os que choram! Só assim, depois de chorar, Jesus promete o consolo.

O choro espiritual nos leva à esperança em Cristo. O consolo que mais precisamos é o consolo da alma e do coração. Não é o consolo de bens materiais, de um emprego estável, de uma família sem problemas, de amigos positivos, de uma vida tranquila, de uma nação honesta ou de qualquer outra coisa externa. Meu querido leitor, um coração em paz com Deus, por meio de Cristo, é a fonte de uma vida abençoada e aprovada por Deus. Você crê nisso?