Comentário: Bem Aventurados os Mansos

Eu sei que não é uma palavra muito popular hoje em dia, mas mansidão é uma qualidade essencial daqueles que desejam ser abençoados e aprovados por Deus.

 

Talvez a melhor maneira de entender essa palavra é de conhecer um pouco de latim. Mansidão vem da palavra mansuetus – manu (mão) e asuetus (acostumado com) “acostumado com a mão”. A ideia seria de domar um animal selvagem ao ponto de ficar tranquilo ou “acostumado com a mão” daquele que o domou. Eu creio que essa é a imagem que precisamos ter em mente para entender o que Jesus está dizendo em Mateus 5:5: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”

O manso é aquele que finalmente chegou ao fim de si mesmo (Mt. 5.3), chora em arrependimento pelos pecados contra um Deus Santo (Mt. 5.4) e agora quer ser domado por Deus (Mt. 5.5). Por natureza, nós somos como um cavalo selvagem que precisa ser domado. Você já viu um cavalo sendo domado? Se não, é só procurar um vídeo no YouTube, e verá que esse cavalo que começa a chutar e pular e correr e morder… é nós! O nosso coração não quer ser domado por Deus; somos por natureza resistentes e rebeldes. Ora, às vezes as paixões tomam conta do momento e agimos ou falamos como não deveríamos. Também às vezes pensamos apenas em nós mesmos. É claro que precisamos ser domados por Deus!

Mansidão é o meio pelo qual Deus doma a alma pecaminosa, domando o temperamento extremo, subjugando o coração egoísta, acalmando as paixões descontroladas e trazendo ordem ao caos na alma. O resultado? Você se torna uma pessoa tranquila e firme, sensível e forte, sacrifical e paciente, submissa e sábia – completamente em paz no Senhor.

Jesus promete que é esse tipo de pessoa que receberá a terra por herança. Isso parece ridículo porque, aos olhos humanos, uma pessoa assim jamais vai conquistar a terra. Afinal, são aqueles que são autoconfiantes, fortes e ambiciosos, que vão atrás das coisas a qualquer custo e que não têm medo de se imporem sobre as pessoas que vão em frente nesse mundo! Não os mansos! Mas precisamos prestar bem atenção naquilo que Jesus diz: “herdarão a terra.” Perceba que a terra já tem dono! A terra é algo que receberemos como herança de Cristo e não algo que conquistaremos sem Cristo. Deus é o soberano do universo! Então cabe a nós sermos submissos a Ele e apenas recebermos essa herança maravilhosa d’Ele.

Então, podemos dizer que mansidão é submissão a Deus. Se eu sou pobre em espírito e tenho chorado em arrependimento sobre o meu pecado, então eu vou querer que Deus tome controle da minha vida. Que Cristo seja o Senhor da minha vida. Vou querer que Ele mude os meus desejos, paixões, palavras, atitudes, perspectiva, coração… tudo. Eu preciso disso. Eu quero isso. É o caminho para ser abençoado e aprovado por Deus.

E você? Está pronto para ser domado por Deus?