Artigo: Autoestima, você tem? Por Taís Luzia dos Santos

No dicionário, autoestima significa; qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões.
Resumindo, é a valorização que cada ser humano tem sobre si mesmo.

Amar a nós mesmo de forma incondicional é fundamental para o bem estar emocional. O amor próprio é o alicerce para uma vida equilibrada e saudável.

Nem sempre é fácil, pois o ambiente em que vivemos nos influencia, pessoas “amigas” manipulam, dificuldade em dizer NÃO, para não magoar ao próximo, traumas de infância, violência verbal, pessoas diziam que você nunca ia ser nada na vida, e o resultado é a baixa autoestima.

A baixa autoestima nos causa emoções negativas e quando não tratamos geram patologias como:
– Transtorno de ansiedade; medo do futuro, insegurança.
– Transtorno obsessivo compulsivo TOC; perfeccionismo, quer ser reconhecido.
– Anorexia e Bulimia; buscam a perfeição física, muitas vezes imposta pela sociedade.
– Dependência emocional; acredita ser inferior aos outros, se tornam emocionalmente dependentes e muitas vezes entram em relacionamentos abusivos.
– Depressão; não se valorizam, sentem-se culpadas, vítimas de qualquer situação.
Quando reflito sobre meu passado, que estímulos recebi? Amor, carinho, proteção ou rejeição, agressão…?

A partir dessa descoberta, ver as qualidades que tenho hoje e como posso melhorar minha vida e de quem convive comigo. Porque todos à minha volta sofrem as consequências, sejam boas ou ruins.

Se aceite como você é, mas tente sempre melhorar. Nunca se compare com os outros. Aceite que teremos críticas, e cresça com elas. Não buscamos perfeição, somos humanos e falhos.

Ajude ao próximo, na necessidade dele, e não na vontade dele. Diga NÃO quando quer dizer não. Faça um filtro nas amizades e conviva com quem te faz crescer e não com quem te diminua.
O tratamento pode se fazer com auxilio de um Terapeuta profissional, que nos ajuda a diferenciar o quem você é e o que você pensa que é. O autoconhecimento é essencial para ter uma boa autoestima, você não está sozinho, preencha esse vazio com muito amor, gentileza, exercícios, alimentação saudável e tenha um objetivo e foque para alcançá-lo.

Cuide de saúde emocional, assim seu corpo não sofre consequências.
Qual a sua escolha?