Estado/Região – O Rio Grande do Sul está enfrentando mais do que apenas a recente onda de frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para a ocorrência de vendavais e ventos intensos em várias regiões do Estado. Os avisos já estão em vigor e devem permanecer até o final da sexta-feira (9).
Segundo o Inmet, ventos com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h atingem parte do Estado, incluindo a Região Sul, Costa Doce, Porto Alegre e Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Embora o risco de danos seja considerado baixo, os moradores dessas áreas devem estar atentos, especialmente devido ao risco de queda de árvores e descargas elétricas. O Instituto recomenda evitar abrigar-se sob árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Alerta laranja para a costa gaúcha
Pra quem vai pegar a estrada em virtude do Dia dos Pais, deve ter atenção redobrada nas estradas. Os moradores da costa gaúcha precisam de maior cautela. O Inmet emitiu um alerta laranja, que indica uma situação de perigo moderado, para a ocorrência de vendavais ao longo de toda a extensão litorânea. A intensificação dos ventos nessa região pode provocar o movimento de dunas de areia sobre construções na orla, representando um risco significativo.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199. A recomendação é que todos fiquem atentos às atualizações meteorológicas e tomem as devidas precauções para garantir a segurança.
Por Kainã Bohn


















































