Vereadores tratam de emendas impositivas, lixo e queda de luz

Foto: Reprodução/Câmara de Vereadores de Araricá

Araricá – Durante a noite da última segunda-feira (22), ocorreu a 29ª sessão ordinária em Araricá. Durante a sessão no Plenário, foram debatidos os temas da Festa das Azaleias, que mobilizou o município nos últimos dias, a melhoria em ruas da cidade, além das emendas impositivas, proposta através de projeto legislativo e que está em análise.

 

Outra vereadora a ressaltar a festividade foi Mari Dapper, que também assinou a proposta de emenda à Lei Orgânica das emendas impositivas. “Estive aqui prestando contas de um curso que fiz em junho aonde aprendi e fui buscar mais informações sobre as emendas impositivas. As impositivas já estão sendo trabalhadas desde 2015, então os municípios estão aderindo e nós, aqui, não poderíamos ser diferentes. É uma forma de mudarmos um pouco o cenário do orçamento municipal”, justifica.

Conforme a vereadora Mari Dapper, a emenda facilita o cumprimento de “promessas de campanha” e facilita a execução de trabalhos e emendas dos vereadores. “As impositivas trazem um novo recurso para nós vereadores aqui nessa Casa, ela impõe que seja executado. Se eu, por exemplo, quiser que seja feita uma manutenção na saúde, em uma escola, com a impositiva, sendo emendada de forma correta, estando dentro do valor, tendo a viabilidade, é obrigatório essa execução”, explica. “Cada vereador terá a liberdade de direcionar a sua emenda impositiva, por isso falo que é muito importante”, finaliza Mari.

Melhoria em ruas do município; requerimentos solicitados pelas vereadoras no Plenário

Outro assunto tratado durante a última sessão em Araricá foram melhorias em ruas do município. A presidente da Câmara, vereadora Janice Machado (MDB), encaminhou o pedido de patrolamento e ensaibramento de todas as ruas do Loteamento do Gringo, sob justificativa de pedido dos moradores. A mesma solicitação foi feita pelas vereadoras Tanara Werb e Mari Dapper (União Brasil), na R. Colina Verde, bairro Emancipação, com a mesma justificativa.

Cuidado com a coleta de lixo

A preocupação dos vereadores com o município também ocorre em relação ao cuidado com o lixo. Em pronunciamento feito pela vereadora Tanara, o assunto foi tratado com urgência. “Essa questão de lixo extradomiciliar está complicada. Tem lixo na R. da Conceição que eu pedi para ser recolhido, também, já faz acho que um mês e ainda não foi. Tem que haver uma organização, vamos pensar em um calendário, uma forma de diminuir esses problemas”, descreve.

Energia elétrica

Em referência a energia, outro pedido foi feito pela vereadora Mari Dapper. “Coloquei um requerimento a pedido dos moradores na R. Cristo Redentor. Faz um tempo que ali tem tido quedas de energia, então estamos solicitando a RGE verificar essa questão”, comenta Mari, referente ao requerimento 024/2022, onde solicita à Câmara que encaminhe ofício à RGE para verificar o nível de tensão do transformador.