Joaquim Portal, um apaixonado pelo Amaral Ribeiro e pelo convívio com as pessoas

O relacionamento com as pessoas é o maior legado que o ex-prefeito de Sapiranga, Joaquim Portal, carrega desde os tempos da política. Natural de Santo Antônio da Patrulha, Portal chegou há 50 anos em Sapiranga e se estabeleceu no bairro Amaral Ribeiro, local onde reside até hoje e que carrega um carinho especial. “O Amaral Ribeiro é o meu lugar preferido”, resume.

Antes mesmo de entrar para vida pública, as ações de ajudar as pessoas sempre estiveram entre as atividades do ex-prefeito. “Sempre tive vocação para ajudar quem necessita”, cita ele.
Na vida política, Joaquim Portal possui três mandatos como vereador, dois mandatos como vice-prefeito e a atuação como prefeito da cidade. Além do relacionamento próximo com as pessoas, a vivência como membro da Igreja Assembleia de Deus também é considerada por Portal como um fator determinante para o sucesso nas eleições que venceu. O trato fino com as pessoas também se reflete no relacionamento com os colegas políticos que, de diferentes bandeiras ideológicas, sempre tiveram ótimo relacionamento com o ex-prefeito.

No período que atuou como vice-prefeito, a presença diária na prefeitura é uma referência até os dias de hoje. “Esses dias a prefeita Carina me encontrou e disse que nunca conheceu um vice-prefeito tão atuante e que tinha um relacionamento tão afinado com o prefeito como foi o meu pai”, salienta o filho de Joaquim, Cleiton Portal.
Aposentado da vida pública, o ex-prefeito segue vivendo em seu bairro do coração e não abre mão das caminhadas diárias pelas ruas do Amaral Ribeiro.