Internacional – O secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo de Donald Trump irá responder “de forma adequada” à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi publicada em sua conta oficial no X.
“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, escreveu Rubio.
Mais cedo, o presidente Donald Trump também comentou o julgamento, dizendo estar surpreso com a decisão e ressaltando que considera Bolsonaro “um bom presidente do Brasil”. Trump ainda comparou a situação com os processos que enfrentou nos EUA, afirmando que “isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo”.
O julgamento no STF, que envolve Bolsonaro e outros sete réus, chegou ao quinto dia nesta quinta-feira. O relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação de todos os acusados. Já Luiz Fux defendeu a absolvição de Bolsonaro e de outros cinco nomes, mas votou pela condenação de Mauro Cid e Braga Netto.
Com os votos de Carmen Lúcia e Cristiano Zanin nesta quinta, a condenação de Jair Bolsonaro foi confirmada. Após a decisão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora nos EUA desde fevereiro, afirmou esperar sanções americanas contra ministros do STF, citando a possibilidade de aplicação da Lei Magnitsky.


















































