Por Deivis Luz
Projeto mobiliza professores
A Prefeitura de Sapiranga enviou um projeto para reduzir de 45 para 30 dias o período de férias dos professores e demais funções do Magistério. Em uma rápida mobilização, Sindicato dos Servidores Municipais (Sismus) entrou em campo e pressionou os vereadores para derrubar a urgência do projeto. A proposta seria votada ainda esta semana, mas agora, intenção do sindicato e dos professores é que a proposta seja rejeitada quando for à votação na próxima segunda-feira (19 de dezembro).
Redução das diárias em Nova Hartz
Votação esta semana na Câmara de Vereadores de Nova Hartz colocou um freio nos gastos desenfreados em diárias. A partir de 2017, os vereadores terão direito a solicitar apenas duas diárias por exercício (ou seja, por ano). Também ficou estabelecido que os vereadores serão ressarcidos de gastos com hospedagem, transporte, alimentação ou estacionamento. Outra proposta que mobilizará a Câmara esta semana é a segunda votação da redução de 11 para nove no número de vereadores. Mas, a medida valerá somente a partir de 2021.
Secretariado de Luciano Orsi
Em coletiva de imprensa no Departamento de Tênis do Clube 15 de Novembro, o prefeito eleito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), apresentou a maioria dos nomes do primeiro escalão do seu futuro governo. Tomas Metzler será o chefe de gabinete, Suzana Ambros Pereira a secretária de Saúde, Simone Schneider a secretária de Educação e Cultura, a Secretaria de Obras será ocupada por Patrick Rupenthal, a Secretaria de Finanças ficará com Fernando Trott, a de Esporte ficará com o professor Beto. A secretaria de Desenvolvimento Econômico será ocupada por Mateus Menzes e o Desenvolvimento Social e Habitação, com Eduardo Asmann. Até o fim da próxima semana, Luciano pretende anunciar o secretário de Meio Ambiente e quem será o novo responsável pelo Departamento de Trânsito.
Nova Hartz e o estado
Melhorias projetadas para o local onde ocorre a Feira do Agricultor de Nova Hartz não saem do lugar. Isso porque falta o Estado enviar um engenheiro para avaliar as melhorias que serão desenvolvidas no local. Até mesmo o recurso está em poder da Prefeitura, mas devido à lentidão do governo estadual, Nova Hartz não pode licitar a obra.
Judiciário e MP em silêncio
Como é de praxe no Jornal Repercussão (e no jornalismo mundial) sempre ouvimos todos os lados de uma história. Pois bem. Há mais de duas semanas, sem sucesso, a reportagem tenta ouvir a juíza eleitoral de Sapiranga, Káren Rick Danilevicz Bertoncello, e a promotora eleitoral, Paula Bittencourt Orsi, para entender e esclarecer pontos pertinentes que estão envolvidos na prestação de contas da prefeita reeleita, Corinha Molling. Esta semana, MP enviou e-mail dizendo que responderá aos questionamentos na ‘medida do possível’.