Cuidado com o verde: árvores históricas são patrimônio ambiental da cidade

Sapiranga é conhecida em nível nacional por suas belezas naturais, o que atrai muitos turistas ao longo de todo o ano. A zona rural, com diversos atrativos da agricultura familiar, também se destaca em nível regional. Porém, algumas belezas naturais estão em pontos centrais da cidade. É o caso de árvores centenárias. Por serem espécies únicas, conservadas há bastante tempo, algumas delas são protegidas por uma legislação específica que proíbe sua derrubada. Em 1988, quando a cidade era governada pelo ex-prefeito Waldomiro dos Santos, em 28 de dezembro daquele ano, foi sancionada a Lei Municipal 1526, que tombou como patrimônio de preservação ecológica três destas árvores. Os exemplares estão localizados na área central de Sapiranga e suas características de tamanho e sombra chamam a atenção de quem passa por elas.

Uma dessas árvores é conhecida pelo nome científico de “Tipuana tipu”, e está localizada na avenida João Corrêa em frente ao número 1142. As outras duas árvores tombadas pela lei municipal de 1988 são conhecidas cientificamente como “Ficus Cestrifolia”, e estão localizadas na avenida João Corrêa, 1367 e na Rua Campos Sales, ao lado da Capela Mortuária.

Os três exemplares, assim como outras árvores nativas da cidade, são monitoradas frequentemente pela Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica.