Cemeam de Sapiranga anuncia o Projeto Coletivo Educador em 2024

Sapiranga – Atualmente, nos dias em que a preservação ambiental se torna cada vez mais importante, o município de Sapiranga destaca-se com o projeto o Coletivo Educador.

Idealizado pela bióloga Fabiana Haubert, diretora do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), e pela educadora ambiental Maribel Oliveira, da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), o projeto vem transformando sonhos em realidade desde 2022.

O pontapé inicial foi dado em abril daquele ano, com um encontro que reuniu 31 professores das escolas municipais no Centro Ambiental. O Coletivo Educador, promovido pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, se consolidou como uma plataforma para construção coletiva de práticas e vivências que visam aprimorar a educação ambiental no âmbito municipal.

Os grupos anuais trabalham através de temáticas, que são escolhidas pela própria turma de professores, ambas voltadas às questões ambiental e fiscal.

Em março de 2024, o projeto volta às atividades com uma nova turma, além de outros profissionais que continuarão sua participação no projeto. Um dos requisitos para a participação é a afinidade com as questões ambientais. Os encontros mensais, sempre marcados para as últimas quintas-feiras do mês, são momentos de intensa reflexão e ação.

Os participantes serão capacitados não apenas para compreender os desafios ambientais contemporâneos, mas também para se tornar agentes multiplicadores em suas escolas e comunidades.

O Coletivo Educador continua a ser um exemplo, mostrando que a educação ambiental é uma ferramenta poderosa na construção de um mundo melhor.

Sobre o CEMEAM

O Cemeam é um centro de estudos ambientais em Sapiranga, dedicado à preservação e conscientização ambiental.
Por meio de diversos projetos, ele engaja a comunidade local e visitantes na proteção do meio ambiente, promovendo a sensibilização através de educação ambiental, pesquisa e colaboração com instituições acadêmicas.
Sua meta é estimular práticas sustentáveis e destacar a importância da preservação dos recursos naturais da região.

A importância

A diretora do Cemeam, Fabiana Haubert, comenta sobre a importância do projeto. “A educação ambiental é essencial nas escolas hoje, porém, infelizmente, muitas vezes não recebe a atenção devida. E através do projeto Coletivo Educador, conseguimos resgatar o tema da educação ambiental nas escolas. Sensibilizamos não só os alunos, mas também os professores e, por consequência, toda a comunidade escolar”, destaca.

Por Kainã Bohn