Sapiranga – Em 1965, Sônia Maria Lauer de Garcia fez história ao ser coroada a primeira rainha da Festa das Rosas de Sapiranga. Nascida em 25 de julho de 1947, quando a cidade ainda era um distrito de São Leopoldo, Sônia cresceu entre as ruas tranquilas e a forte comunidade local. Estudou na Escola Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, no Ginásio Estadual de Sapiranga e concluiu o ensino médio na Escola Normal Coronel Genuíno Sampaio. Mais tarde, formou-se em Biologia pela Unisinos, seguindo para um mestrado na Universidade Federal do Paraná. Sua vida profissional foi marcada pelo ensino universitário na UFRGS, onde atuou até sua aposentadoria.
Mesmo distante dos holofotes, Sônia guarda com carinho as memórias de sua coroação e relembra com emoção o entusiasmo da comunidade, o desfile na Avenida João Correa e o baile das rosas, experiências que ainda rejuvenescem suas lembranças.
Memórias do evento
Sônia relembra com carinho o que foi ser escolhida para representar a cidade em 1965. Na época, a eleição da rainha acontecia de forma inusitada, por meio da venda de votos. A jovem, com sua bicicleta azul Monark, percorreu Sapiranga, vendendo votos e conquistando a simpatia de todos.
O grande momento veio na noite do baile, no Clube 19 de Julho, onde o anúncio de seu nome como rainha foi um marco de emoção. “Quando ouvi meu nome, meu coração disparou. Era uma alegria indescritível, todos aplaudindo e eu agradecendo, mas sem acreditar que era real”, relembra com um sorriso no rosto. Para Sônia, a festa era uma verdadeira celebração do povo de Sapiranga, que se reunia para celebrar sua história e tradições.
Embora não acompanhe as edições atuais da festa, ela guarda a lembrança da união e da energia vibrante da época, sentindo-se sempre parte de uma história que ficou marcada na memória da cidade.
Por Luís Felipe Feller Werf


















































