Região – O Consórcio Pró-Sinos nasceu da união dos municípios, no ano de 2007, em resposta à histórica mortandade de peixes na Bacia do Rio dos Sinos, e seu principal objetivo é integrar os municípios para garantir a gestão ambiental e o saneamento básico da Bacia do Rio dos Sinos. Atualmente, são 28 municípios consorciados. Em abril, a entidade passou a ser presidida por Leandro Hörlle, prefeito de Igrejinha, que fica à frente da gestão até 31 de dezembro deste ano. “Hoje, o principal gargalo para a preservação é o tratamento de esgoto. Embora existam investimentos, o volume tratado ainda está aquém do necessário. Essa realidade impacta diretamente o abastecimento de água potável, especialmente em períodos de seca, como os vivenciados nos meses de abril e maio de 2026”, disse o presidente Leandro.
Para enfrentar esse cenário, Leandro cita que os municípios sugerem e apoiam ações integradas de gestão, inteligência de dados e infraestrutura regional. Como avanços e soluções práticas, o Pró-Sinos destaca três movimentos importantes e que mobilizam as cidades de abrangência da entidade.
Movimentos essenciais
No monitoramento hídrico é mantida uma avaliação mensal da qualidade da água em 15 pontos estratégicos do Rio dos Sinos e afluentes. Os dados são públicos e fundamentam as tomadas de decisões das prefeituras e órgãos de controle. Sobre a gestão de resíduos sólidos, é liderado um projeto regional, em fase final de modelagem com 15 municípios. “Ele prevê investimentos e qualificação em coleta, tratamento e destinação final de resíduos para os próximos 30 anos, com foco em economia circular e geração de renda”, disse ele. Na drenagem urbana, há atuação na conscientização por um planejamento estratégico de drenagem que mitigue alagamentos e, simultaneamente, recarregue o lençol freático para garantir segurança hídrica nas estiagens.
Desafios do saneamento
Para Leandro, os principais desafios do setor de saneamento envolvem a necessidade de maiores investimentos, além do fortalecimento técnico e de gestão para que os municípios atendam às metas do Novo Marco Legal do Saneamento. “Diante disso, o Pró-Sinos atua promovendo o compartilhamento de estruturas e custos para viabilizar projetos em escala regional”, disse.
Entre iniciativas planejadas e ações em andamento, o Consórcio destaca o Apoio Técnico Integrado. “É um auxílio na estruturação de Planos de Saneamento e de Resíduos, além do credenciamento de laboratórios e profissionais de engenharia, biologia, geologia e urbanismo para suporte direto às prefeituras”, conta.
Infraestrutura e educação
Leandro também cita, entre as iniciativas e planejamentos, o foco em infraestrutura sustentável. “Buscamos a disponibilização de uma usina regionalizada de britagem de resíduos da construção civil e trituração de podas, garantindo o tratamento e destino correto desses materiais”, disse ele. Na educação, o presidente pontua a promoção de um Programa Permanente de Educação Ambiental, que já vem sendo realizado, com encontros mensais e concursos para o fomento de práticas sustentáveis. “Dentro delas, citamos compostagem, captação de água da chuva e separação de recicláveis”, disse o presidente Leandro.
Presente e futuro
Primeira vez na presidência do Pró-Sinos, Leandro ressalta a alegria de estar à frente deste importante trabalho com foco regional. “Me sinto feliz ao assumir a administração da entidade e poder contribuir com meu trabalho para uma das regiões mais importantes do nosso estado, especialmente neste momento que o consórcio está organizando o projeto que tem o potencial de mudar a gestão dos resíduos urbanos em grande parte da Região Metropolitana, fazendo com que se cumpram os objetivos de proteção ao meio ambiente e aos cursos hídricos, que aliado a otimização dos gastos públicos dos municípios consorciados, farão com que nossa região atinja uma novo patamar no manejo e destinação do lixo”, disse ele.













































