Região – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, nesta quarta-feira (5), o alerta vermelho para calor intenso no Rio Grande do Sul. A previsão é de temperaturas até 5°C acima da média por pelo menos cinco dias, o que representa grande perigo à saúde da população. O aviso entrou em vigor às 11h e seguirá até as 20h da próxima segunda-feira (10).
O alerta abrange quase todo o Estado, com exceção de parte da Serra e do Litoral Sul. Regiões como Sudoeste, Centro Ocidental, Noroeste, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental e a Região Metropolitana de Porto Alegre estão entre as mais afetadas. O Oeste de Santa Catarina também foi incluído no aviso.
Além do alerta vermelho, o Inmet emitiu um aviso laranja, que indica perigo e entrará em vigor no sábado (8), às 11h, estendendo-se até segunda-feira (10), às 16h. Para esta quarta-feira (5), há ainda um alerta amarelo, válido a partir do meio-dia, para tempestades em algumas regiões do Estado.
A onda de calor já registrou, na terça-feira (4), a maior temperatura da história climática do Rio Grande do Sul desde o início dos registros regulares, em 1910. Especialistas alertam para os impactos do calor extremo, que podem incluir desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.


















































