Geral

Hospitais sensibilizam moradores a doarem sangue


  •   
  •  

Região – Na próxima quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

O ponto central de coleta de sangue no Estado é o Hemocentro de Porto Alegre, mas há outras unidades em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Além disso, há hospitais e outros pontos de coletas que de tempos em tempos recebem o ônibus do Hemocentro como forma de aproximar e reforçar os estoques de sangue.



Para doar sangue é necessário: ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os doadores menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal; apresentar documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; ter dormido no mínimo 6 horas; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; e não ter fumado pelo menos 2 horas antes da doação.

Hoje, os estoques do Hemocentro estão adequados, porém, uma das maiores necessidades no Hospital Sapiranga é pelo sangue O negativo (O-). Já para o Hospital Lauro Reus os tipos sanguíneos de maior necessidade são O positivo (O+) e o A positivo (A+).

Lauro Reus quer entrar na agenda do Hemocentro para receber ônibus


O Hospital Lauro Reus tem seus estoques repostos pelo Hemocentro do Estado. Contudo, por enquanto, ainda não há nenhuma parceria fechada para a Casa de Saúde participar das campanhas de doação de sangue, como acontece em Sapiranga, que o ônibus do Hemocentro vem até o Município. Conforme informado pela direção do hospital, o Hemocentro solicitou que fosse entrado em contato em novembro deste ano para que o Lauro Reus entrasse na agenda de 2019 de coletas realizadas pelo ônibus, pois para 2018 não havia mais disponibilidade.

Doações mais próximas dos sapiranguenses
O Hospital Sapiranga tem os seus estoques de sangue abastecidos pelo Hemocentro. Este é um dos motivos que leva a Casa de Saúde a ter uma parceria para aumentar os estoques. Durante o ano, o ônibus do Hemocentro vem até o Município para coletar sangue de doadores, que muitas vezes não conseguem se dirigir a Porto Alegre.

Somente na última visita do Hemocentro – no dia 25 de maio – foi possível totalizar 112 bolsas de doações. Elas foram encaminhadas para Porto Alegre, como explicou a gerente de enfermagem do Hospital Sapiranga, Micheli Schneider. “O hospital viabiliza as campanhas de doação de sangue para o Hemocentro de Porto Alegre, que mantém nossos estoques. As bolsas coletadas em nossas campanhas vão direto ao Hemocentro e processadas por eles e, posteriormente, liberadas aos hospitais conforme a demanda”, esclarece. A próxima campanha está agendada para 28 de agosto.

Texto: Bruna Bertoldi               Fotografia: Hospital Sapiranga

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse