Com apenas 13 anos, a jovem ginasta de Sapiranga, Sophia Kautzmann Rodhe, realizou o sonho de conquistar sua primeira medalha internacional na ginástica artística.
Em sua estreia fora do Brasil, Sophia subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria juvenil nível 3, durante a 24ª edição da Copa Olímpia, realizada recentemente no Uruguai e que contou com a participação de mais de 700 ginastas.
Representando a Sociedade Ginástica, de São Leopoldo, a atleta se destacou entre competidoras de diferentes países e descreveu a experiência: “Foi incrível, muito boa! Fiquei bem nervosa, mas consegui ir muito bem”, conta.
Segundo Sophia, a paixão pela ginástica nasceu durante a pandemia, quando ela improvisava exercícios em casa, inspirada por vídeos na internet e pela companhia das primas. Desde então, o que era brincadeira virou rotina: em 2022, começou as aulas em Sapiranga, passou pela Sogipa, onde avançou de nível, e hoje integra a equipe de São Leopoldo.
Conciliar estudos e treinos exige disciplina. Pela manhã, ela vai à escola; à noite, dedica-se à ginástica artística três vezes por semana, reservando algumas tardes para praticar outros esportes que a divertem. Para dar conta das demandas escolares, Sophia relata que se organiza nos finais de semana. “Sempre tento deixar os trabalhos e temas de casa feitos antecipadamente”, explica.
Próximo objetivo e forma de ajudar
Para os próximos meses, a jovem sapiranguense conta que seu principal objetivo é disputar o campeonato nacional em João Pessoa, previsto para acontecer em novembro.
Ainda de acordo com Sophia, a Sociedade Ginástica conta, atualmente, com o apoio de patrocinadores locais, mas as ginastas também podem receber o chamado “apadrinhamento”, essencial para auxiliá-las nos custos pessoais.
Interessados em contribuir com a atleta podem entrar em contato pelo telefone da mãe, Arlete Kautzmann, no número (51) 99989-8980, ou com a professora de ginástica, Camila, pelo número (51) 98491-0902.


















































