Menino de Sapiranga é exemplo de superação dentro e fora dos campos

Sapiranga – Nascido com uma má formação conhecida como fissura de lábio e palato, o pequeno Gustavo Mendes, de apenas 8 anos, enfrentou desde cedo uma jornada repleta de desafios. Porém, sua determinação e paixão pelo futebol o transformaram em um verdadeiro exemplo de superação.
Com seis procedimentos cirúrgicos já realizados, Gustavo não se deixou abater pelas dificuldades físicas. Pelo contrário, o amor pelo esporte se tornou sua motivação, impulsionando-o a seguir em frente e alcançar seus sonhos.

Atualmente, o jovem talento é uma das promessas do Sport Club Internacional, brilhando nos gramados como craque da escolinha sub-8. Sua dedicação e habilidade não passaram despercebidas, culminando recentemente na conquista do título gaúcho na categoria.

Fora de campo, Gustavo inspira não apenas seus colegas de equipe, mas a todos que acompanham sua história de determinação e resiliência. Sua paixão pelo futebol transcende qualquer obstáculo, provando que com determinação e foco, é possível superar qualquer desafio.

Gustavo Mendes, campeão gaúcho pelo Internacional sub-8 | Foto: Arquivo Pessoal

Orgulho da mãe

Daniela Cunha, mãe de Gustavo, fala sobre o filho: “Ele sempre mostrou a todos ao seu redor como devemos nos manter alegres em meio às dificuldades, como precisamos ter fé e acreditar que podemos todas as coisas. O futebol o ajuda em muitos aspectos; ele se encontrou nesse esporte maravilhoso. Dentro de campo, ele consegue transmitir toda sua garra e força, mostrando que sempre dará o seu melhor”.

Venicio (pai), Daniela (mãe), Gustavo e Maria Luiza (irmã) | Foto: Arquivo Pessoal

Entenda mais sobre o caso

A fissura labiopalatina é uma condição congênita em que há uma abertura ou fenda no lábio superior, no céu da boca (palato) ou em ambos. Resulta da falha na fusão dos tecidos durante o desenvolvimento fetal. Isso pode causar dificuldades alimentares, fala comprometida e problemas dentários, além de desafios psicossociais. O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo cirurgia plástica, ortodontia, fonoaudiologia e apoio psicológico, visando corrigir a fenda e melhorar a função e a qualidade de vida do paciente.

Gustavo Mendes, no dia do nascimento | Foto: Arquivo Pessoal

Por Kainã Bohn