Reforçar a prática de exercícios físicos e fomentar o turismo na região. Este é o objetivo da Caminhada Noturna da Lua Cheia, que terá sua quarta edição nesta sexta-feira (13), a partir das 19h.
Idealizada pelo vereador Marconi Ebert (Progressistas) e por Rômulo Kasper, a atividade soma participantes a cada edição e se consolida como opção aos moradores de Sapiranga e região para conhecerem mais a cidade.
Com o seu início ainda no ano de 2021, em um dos picos da pandemia, a caminhada surgiu como uma opção de exercício distante dos locais mais frequentados. “O grupo de caminhadas, nós começamos ele na pandemia, no auge da pandemia, para não caminhar no Centro. Juntamos três ou quatro pessoas e fomos fazer um ‘antidepressivo’ no morro, começou a dar certo e hoje já faz um ano”, contou Marconi, um dos responsáveis da ação.
Partindo desta atividade, surgiu a Caminhada Noturna da Lua Cheia, atraindo um público maior e fomentando o turismo na região, por ter como base do trajeto o Morro Ferrabraz e seus atrativos.
Fomentar o turismo
A caminhada é um evento seguro, podendo ser praticada por famílias. “Vamos com monitores orientando, tem carro de apoio, caso alguém precise. Quando não tem estacionamento, nós levamos pessoas pra cuidar. Saímos do pé do morro e deixamos pessoas para cuidar dos carros”, contou Rômulo Kasper, um dos caminhantes e incentivadores do projeto.
Outra vantagem das caminhadas é o impulso do comércio local, visto que os trajetos passam por estabelecimentos e ocasionam vendas de bebidas, alimentos e demais adereços. “Também tem uma ideia de fomento para Sapiranga. Procuramos parceiros para fazer o receptivo. Nesta ocasião, terá uma banda tocando quando a pessoa voltar, terá uma hamburgueria, que oferecerá o lanche e será em uma cervejaria”, explicou Rômulo.
Ainda neste mês, a ideia é realizar uma caminhada diurna com um trajeto parecido, para aqueles que não podem comparecer durante a noite.
O que fazer para participar
A caminhada é uma atividade gratuita e toda comunidade está convidada a participar. Para fazer parte do grupo, basta comparecer. Não há equipamento obrigatório, mas sugere-se que os caminhantes estejam de tênis e levem sua água, além de carregar uma lanterna para auxiliar na própria orientação durante o percurso.
Com um trajeto de aproximadamente 10 km, esta edição da caminhada inicia na Cervejaria Grünberg, passa por estradas em direção a cidade de Dois Irmãos, e retorna para o ponto de partida. A duração da atividade é de mais de duas horas.
Envolvidos no projeto
Marconi Ebert, vereador de Sapiranga. “Foi uma iniciativa que nós tivemos durante a pandemia quando os espaços estavam fechados. Começamos a caminhar no Morro Ferrabraz. É uma oportunidade de fazer um exercício muito bacana”.
Rômulo Kasper, entusiasta da caminhada. “A Caminhada Lua Cheia está na sua 4ª edição. Para participar, basta vir caminhar com um bom tênis, confortável, uma lanterna e uma garrafa de água. Aproveitem para conhecer Sapiranga e os nossos atrativos”.