Campo Bom prepara mais uma edição da Feira do Livro para o fim do mês

Largo Irmãos Vetter, onde ocorre a 39ª edição da Feira do Livro Foto: Lucas Unser/PMCB

Campo Bom – Educação, lazer, integração e muito mais. Tudo isso integra a 39ª Feira do Livro em Campo Bom, que acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, no Largo Irmãos Vetter.

 

Com uma programação vasta, incluindo shows, apresentações, contação de história e diversos momentos para toda a comunidade, a prefeitura organizou o evento para contemplar todas as idades, incluindo novidades para esse ano, a começar pelo patrono, Caio Ritter.

Caio nasceu em Porto Alegre e já publicou mais de 60 livros, como exemplares infantis, juvenis e outros. Com diversos prêmios, ele chega para abrilhantar ainda mais o evento na cidade do Vale do Sinos. Ainda tratando de novidades, a descentralização da feira é a grande aposta. Além do Largo, ponto principal da reunião literária, diversas atividades deverão ocorrer em outros pontos da cidade, a exemplo da corrida kids e de bate-papos com escritores.

Sempre um momento especial para as escolas, na edição deste ano, os alunos campo-bonenses terão momentos de visitação à feira e bate-papo com autores, teatros e hora do conto. O sarau, outra atração da Feira do Livro, será feito com agendamento.

Expectativa positiva pela feira

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “Nosso compromisso com a educação pública passa pelo incentivo e valorização da leitura. A Feira do Livro, com vales-livro distribuídos para todos os alunos das escolas municipais, tem esse papel na nossa gestão. É um dos eventos mais esperados pelos campo-bonenses todo ano, pois une educação e cultura de forma acessível”.

Simone Schneider, secretária de Educação. “Esta edição está sendo preparada de uma forma muito especial para todas as idades e públicos. O objetivo é de aproximar as pessoas dos livros, despertar curiosidade e o gosto pela leitura, conversar com os escritores, além de levar a literatura para todos em nosso município com a descentralização”.

Programações diárias e momentos culturais durante a 39ª edição do evento

26/09, terça-feira:
Contação de histórias com Eliandro Rocha, às 9h e 14h, no Plenário da Câmara;
Bate-papo com Angela Cristina Schumacher, às 9h e 14h, no Plenarinho da Câmara;
Espetáculo Teatral Orquestra de Brinquedos, às 9h30 e 14h30, no Palco do Largo;
Abertura Oficial com Orquestra Jovem de Campo Bom e patrono Caio Ritter, às 19h, no Palco do Largo.

27/09, quarta-feira:
Contação de Histórias com Pâmela Pschichholz, às 9h e 14h, no Plenário da Câmara;
Bate-papo Matheus Iparraguirre, às 9h e 14h, no Plenarinho da Câmara;
Espetáculo Teatral Os Saltimbancos: Em Busca Da Liberdade, às 9h30 e 14h30, no Palco do Largo;
Lançamento Livro Didático de Campo Bom, às 18h30, no Palco do Largo;
Show Musical Banda Under Pressure, às 19h, no Palco do Largo.

28/09, quinta-feira:
Bate-papo Luís Dill, às 9h e 14h, no Plenário da Câmara;
Bate-papo Pedro Guerra, às 9h e 14h, no Plenarinho da Câmara;
Espetáculo Teatral As Fantásticas Aventuras de um Menino Que Lia Livros, às 9h30 e 14h30, no Palco do Largo;
Intervenção artística Elefante Letrado, às 9h30 e 13h30, na área Coberta do Largo;
Espetáculo de Mágica O Mundo Mágica da Leitura, às 19h, no Palco do Largo.

30/09, sábado:
Corrida Kids, às 10h, na Av. Adriano Dias;
IV Festival de Bandas Escolares, às 14h, na Av. Adriano Dias.
01/10, domingo:
Rock de Galpão, às 16h, no Palco do Largo.

Ainda, haverá visita às exposições no Espaço Cultural Dr. Liberato do dia 26 ao dia 29, às 9h, 10h, 14h e 15h, guiada pelos artistas, e dia 30/09, das 8h às 18h, livre, em ações conduzidas por Alex Riegel e Cleonice Bourscheid; Carreata Recrearte, na Emef Cei, dias 27 e 28, às 9h30 e 14h30, com o Espetáculo “O Mundo Mágico da Leitura”, e no dia 29, às 9h e às 14h, bate-papo com escritores locais e bate-papo com o patrono Caio Ritter, respectivamente; Roteiro Literário nas Escolas, com o escritor Luiz Coronel, nos dias 27 e 28, nas Emef’s Presidente Vargas, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Dona Augusta e Morada do Sol (horários e turmas restritas); e Leiturino, Feira de livros, jogos pedagógicos, espaço dos escritores regionais, feira de artesanato local e o 5º Picnic Literário como programação fixa.