Sapiranga planeja Escola Bilíngue para o segundo semestre deste ano

Sapiranga – Novidade para a educação em Sapiranga. A partir do próximo semestre, a Emef Maria Emília de Paula, no bairro Vila Irma, dará início a Escola Bilíngue. A mudança promete ser o primeiro passo para fluidez em definitivo dos pequenos alunos da cidade.

 

Para além disso, a Smed já organizou e deverá implementar a partir do início de julho um programa que contempla os anos iniciais da educação infantil. A Escola Bilíngue, como é denominado o projeto, proporciona a formação aos professores para que estes possam não somente transmitir o conhecimento da língua inglesa às crianças, mas também tratar de outros conteúdos gerais utilizando a “língua universal”.

A secretária de Educação, Cláudia Kichler, apresenta outros aspectos sobre esta mudança. “Vamos fazer uma formação (capacitação) de todos os professores até a metade do ano e aí vamos implantar nos jardins, por enquanto”, cita, mencionando que a ideia é progredir gradativamente a implementação desta metodologia ano após ano nas turmas seguintes. A escola onde este projeto-piloto será implementado se dá pela boa infraestrutura, seja pela possibilidade de atividades no pátio ou em ginásio, e também pelo baixo número de alunos no jardins A e B. A escola Maria Emília possui 50 estudantes nesta faixa.

No início deste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já promoveu mudanças em algumas escolas relacionadas a temática da língua inglesa. A medida garante o ensino da disciplina nos jardins A e B (4 e 5 anos) das escolas Ayrton Senna e Dr. Décio. Ao todo, mais de 450 alunos estão aprendendo o conteúdo.

“Grande conquista”

Apesar das inúmeras realizações em diferentes setores, a prefeita Carina Nath descreve a atenção especial que dedica para a educação. “Quanto mais cedo a criança é colocada em contato com a língua inglesa, mais efetivo é o aprendizado. Poder inserir o inglês na vida dos nossos alunos desde cedo é uma grande conquista e visa qualificar o aprendizado”.

O projeto da Escola Bilíngue é realizado em parceria com o IENH (Instituição Educacional de Novo Hamburgo). As ações com o inglês na Décio e no Ayrton já são positivas e mostram eficiência com os pequenos.

Divisão dos conteúdos

As atividades nas turmas selecionadas da Emef Maria Emília serão conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A normativa prevê que de 50% a 70% do conteúdo trabalhado seja em português e os outros 50% a 30% em inglês.

Há, também, a possibilidade de novos contratados a partir desta novidade. Caso o professor não consiga desempenhar as aulas nas duas línguas, um educador poderá ser contratado para o ensino em inglês.

Idade certa

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) indicam que a melhor idade para se aprender uma nova língua é aos 10 anos. Entretanto, existe o consentimento de que, quanto mais jovem, mais fácil e maior deverá ser o interesse em aprimorar o conhecimento neste determinado assunto.
É apostando nisso que Prefeitura de Sapiranga organiza suas ações na educação. Além da Escola Bilíngue e do ensino nos jardins A e B, em 2021, toda a rede municipal passou a aprender a disciplina desde os primeiros anos do ensino fundamental.