Nova Hartz – E ducação e suas vertentes são assuntos prioritários em Nova Hartz. Prova disso são as diferentes ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), que busca atuar junto da comunidade escolar para melhorar o aprendizado e evolução de todos.
Para desenvolvimento destas atividades, o NAE tem um papel fundamental. O Núcleo tem como objetivo atender os alunos da rede municipal com o foco na inclusão. Por meio dele, são observadas e executadas possíveis ações dentro das escolas, também estendendo o zelo pelos estudantes que apresentam dificuldades no percurso de escolarização.
No ano de 2021, por exemplo, uma intervenção coletiva foi colocada em prática nas escolas. Pela demanda apresentada, foi criado o Projeto Institucional Psicopedagógico, utilizando materiais dos programas PENcE e CENA. Estes, buscam a estimulação neuropsicológica da cognição nos alunos, com ênfase nas funções executivas e a capacitação dos professores sobre a neuropsicologia da aprendizagem, respectivamente (extensão das siglas).
Novas ações iniciam em escolas
A partir de então, o Projeto PENcE passou a ser executado em diferentes escolas. No segundo semestre de 2021, na EMEF Bernardo Lemke, por exemplo, as turmas dos 3º e 4º anos, sob coordenação das psicopedagogas do Núcleo, Claudia Melina Reuter, Fernanda Graziela Müller e Raquel de Campos dos Santos, realizaram diferentes atividades.
No ano seguinte, as ações se estenderam para as EMEFs Maria Almerinda Paz de Oliveira e Primavera, que, também, iniciaram o Projeto, abrangendo as turmas de 4º ano. O Projeto Institucional atingiu cerca de 180 crianças até o presente momento.
O que é feito durante o Pence
Por se tratar de um Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares (PENcE), ele foi executado em diversas partes. Ao todo, quatro módulos o compõem e diferenciam as atividades.
O primeiro módulo trata de organização e planejamento. Neste, atividades como sequências lógicas e encaixe de números fazem parte dos exercícios. Já na segunda parte, é a vez de reforçar o controle inibitório, feito com jogos de encontrar figuras dentro de um tabuleiro e semelhantes.
Memória de trabalho é o foco do terceiro módulo, que trabalha também com a memorização de figuras e apresenta frases distorcidas que precisam ser organizadas. Por fim, o quarto módulo exige dos alunos a flexibilidade cognitiva, que é incentivada com jogos lógicos como troca-troca e descoberta de senhas.
Professores recebem qualificação para as aulas
No primeiro semestre de 2023, as ações do CENA entram em vigor com a formação do corpo docente. Executado pelas psicopedagogas, os encontros acontecem de 15 em 15 dias com os educadores dos 4ºs anos. Essa iniciativa é mais um passo para qualificação geral do ensino.