Governo do estado autoriza aulas presenciais na Educação Infantil e 1º e 2º ano do Fundamental

Na educação infantil de Campo Bom, pais podem escolher se aluno deve ou não usar máscara durante as aulas - Foto: Henrique Ternus

Estado – Na transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira, em que foi anunciada a manutenção da cogestão e a restrição de atividades entre às 20h e às 5h, o governador Eduardo Leite informou também que acatou pedido dos prefeitos para a manutenção das aulas presenciais na bandeira preta para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Segundo Leite, foi considerada a dificuldade que os pais encontram por não ter com quem deixar os filhos quando saem para trabalhar e a dificuldade de efetiva alfabetização das crianças em aulas virtuais. “O primeiro ano por ser um ano de alfabetização dos alunos, e o segundo por ser os alunos que estavam no primeiro ano passado, e tiveram sua alfabetização prejudicada”, explicou. As prefeituras terão a decisão final na retomada das atividades escolares na rede municipal, nos níveis de ensino permitidos.

Para os demais níveis de ensino, as atividades presenciais seguem proibidas em regiões com bandeira preta. As atividades de ensino presencial não podem ser definidas pelo sistema de cogestão regional.

As mudanças, tanto no horário de suspensão das atividades, como do funcionamento da cogestão regional e das escolas, devem ser publicadas em decretos ainda nesta segunda-feira (22), para que possam valer a partir de terça (23), juntamente com o mapa definitivo da 42ª rodada.

Ainda nesta semana, o governo do Estado convocou uma nova reunião, para quinta-feira (25/2), com a Famurs e as associações regionais para reavaliar a situação e o cumprimento das medidas.