Araricá – O município avançou nos indicadores de educação com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2026 e referente à avaliação realizada em 2025. Nos anos finais do ensino fundamental, a nota do município passou de 4,6, registrada em 2023, para 5,6. No ranking nacional, Araricá subiu da posição 3.087 para a 1.200. No Rio Grande do Sul, passou do 336º para o 201º lugar.
O resultado é atribuído ao trabalho conjunto de profissionais da educação, estudantes e famílias. Entre as ações desenvolvidas no município está a busca ativa escolar, que acompanha os casos de faltas dos alunos. Quando necessário, uma assistente social realiza visitas às famílias para entender as dificuldades e buscar soluções.
A iniciativa procura evitar que as faltas se tornem um afastamento definitivo da escola. O acompanhamento considera as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pelas famílias, com o objetivo de manter os alunos vinculados à rotina escolar e às atividades de aprendizagem.
Para o prefeito Oseas Garcia, o resultado reflete o compromisso com o acompanhamento dos estudantes. “A Prefeitura de Araricá quer dar continuidade a esse trabalho, porque assim iremos fortalecer o ensino e aumentar as oportunidades oferecidas para os alunos do nosso município”, afirmou.
Ações no contraturno
As atividades oferecidas fora do horário regular de aula reúnem diferentes áreas de formação. Os estudantes podem participar de ações voltadas à educação financeira, esportes, música e reforço escolar, com opções como jiu-jítsu, capoeira, escola de futebol, atletismo e apoio em português e matemática. A proposta é ampliar as experiências dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de habilidades.
















































